O setor imobiliário vive um momento de reflexão, mudanças e oportunidades. Nunca se investiu tanto em inovação nesse setor, com grande evolução das construtechs no Brasil e no mundo.
A situação econômica favorável e o aumento da oferta de construções formam um terreno fértil para quem capta, vende ou loca imóveis. Entretanto, para um setor que mostra tamanha ousadia e arrojo nos seus investimentos, algumas práticas muito conservadoras se mantêm ainda presentes. Para liderar neste mercado é necessário abraçar novas tecnologias, se tornar mais moderno e eficiente.
Para ajudá-lo nessa missão, apresentamos hoje uma tecnologia que você conhece, mas não sabia que seria uma aliada da sua empresa: touchscreen.
As telas interativas são, para o setor imobiliário, uma maneira inovadora de apresentar informações de um empreendimento. Entretanto, o seu uso não muda apenas a apresentação das informações, mas também a forma como o vendedor e o cliente percebem aqueles dados. Afinal, o seu primeiro contato com o imóvel será importante, se não decisivo, para o decorrer da sua escolha.
Entenda com mais detalhes como nossa tecnologia traz resultados para os mercados da construção civil e do marketing imobiliário.
Encantamento para um novo tempo
A decisão de comprar um imóvel é um processo longo. Naturalmente, para a maior parte das pessoas ela envolve o comprometimento de uma porção razoável dos seus orçamentos. Assim, seus prós e contras são deliberados com cuidado e, muitas vezes, com a participação de diversos membros da família.
Sabendo disto, entendemos que dados absolutos, como metragem, quantidade de quartos e vagas de garagem, não são suficientes para que o consumidor feche o negócio. Não basta convencê-lo. É preciso encantá-lo!
Para atender este propósito são realizados eventos de lançamento, exibidas maquetes ricas em detalhes, impressos folhetos em papéis grossos e muitas cores. Chega-se a montar apartamentos decorados inteiros em stands de venda, mesmo que o edifício não esteja pronto. Estas ações se provam eficazes, porém são demasiado onerosas e lentas. Veja como equipamentos touchscreen e Showcase Imóveis podem substituir - ou aperfeiçoar- os seus esforços de aquisição de clientes.
Todo o seu catálogo, em todos os pontos de venda
Em um processo comum de montar estandes de venda e pontos de atendimento, as empresas selecionam quais empreendimentos serão anunciados. Todavia, como esses empreendimentos podem chegar a dezenas, ou até centenas, é improvável que se consiga fornecer material promocional de todos eles em todas as lojas, o que torna necessária uma seleção de quais serão ou não divulgados.
Com uma tela multitoque da Aqua a empresa não precisa escolher. É possível colocar no catálogo quantos empreendimentos forem precisos, com suas especificações e seus diferenciais. Além disso, se a tela estiver conectada à internet, o catálogo é atualizado em tempo real. Assim, toda vez que uma nova unidade é adquirida, ela pode ser visualizada por todos os vendedores, imediatamente! Showcase Imóveis, nosso catálogo interativo para o setor imobiliário, tem se mostrado bem eficiente nesse sentido.
Para vender lançamentos e imóveis remanescentes
Um ponto chave que o setor procura resolver no momento é a questão de estoque. Há muitos imóveis disponíveis no mercado, devido à desaceleração ocorrida em 2014. Com isso há menos lançamentos e um número elevado de empreendimentos que não foram totalmente vendidos. Estamos longe de uma crise imobiliária, mas, infelizmente, também não estamos no mesmo momento de euforia e vendas fáceis.
As telas interativas são uma solução para ajudar a resolver essa situação. Imobiliárias, construtoras e incorporadoras podem usar catálogos interativos de seus imóveis para apresentá-los ao público. Pode ser em feirões imobiliários, shoppings, eventos, estandes de vendas - não importa. O importante é mostrar os itens disponíveis e cativar um público que sonha com seu primeiro apartamento, um novo lar ou um escritório comercial.
Seja na venda de lançamentos imobiliários ou de imóveis avulsos, o importante é montar uma estratégia completa de marketing imobiliário. Não precisa abandonar os modelos tradicionais de divulgação, como anúncios e estandes de vendas. Nossa sugestão é diversificar. Afinal, se o objetivo é vender duas ou três vezes mais, não adianta simplesmente aumentar a verba em várias vezes. Investir com inteligência é a maneira mais segura.
Confira também nossos artigos com dicas para lançamentos imobiliários e melhores estratégias para venda de remanescentes.
Recomendações inteligentes no setor imobiliário
Centralizar todo o catálogo da imobiliária traz ainda uma vantagem competitiva.
O sistema pode sugerir, de forma inteligente, imóveis semelhantes ao que o comprador está interessado. Basta cruzar as informações sobre tamanho, faixa de preço e outras características para encontrar unidades que atendam os mesmos requisitos.
Assim, o cliente pode entrar procurando um apartamento específico e sair da sua loja tendo adquirido outro que o atende tão bem (ou melhor!), e que seus vendedores possivelmente nem chegariam a oferecer.
Esse recurso possibilita um atendimento mais completo e preparado para o consumidor, já que fornecerá apenas as opções que melhor se enquadrarem em suas necessidades, sem perder o tempo dele ou do vendedor.
Autoatendimento
Hoje a interação com telas sensíveis ao toque já faz parte do repertório de praticamente todas as pessoas. Assim, através de menus inteligentes e uma interface bem projetada, é possível deixar que o usuário faça suas próprias buscas, marque as ofertas que mais lhe interessam e apenas chame o consultor no caso de dúvidas.
Esse serviço, consequentemente, gera algumas vantagens.
Primeiro, a equipe na loja se torna capaz de atender um número maior de clientes, com maior atenção e cuidado.
Ainda, o sensação de independência dá tranquilidade ao consumidor para avaliar e considerar sua decisão sem a pressão que a supervisão do corretor pode causar. Quanto mais tempo as pessoas gastam avaliando as suas ofertas, maiores as chances de elas se interessarem por alguma!
Para mais informações, confira nosso arquivo específico sobre uso de telas interativas para autoatendimento.
Envolvimento familiar
É raro que a decisão de compra de um imóvel seja tomada por apenas um membro da família. Muitas vezes, além do casal, vão também os filhos e avós, ou qualquer outro familiar que residirá no lugar ou tenha dinheiro envolvido na compra. No caso do aluguel de salas e espaços comerciais, são os sócios ou representantes dos diversos setores da empresa, como financeiro e operacional, que dividem a decisão.
Como as telas touchscreens estão disponíveis em grandes dimensões, elas são ideais para o processo de decisão de compra, pois conseguem envolver várias pessoas, de forma que cada um apresente suas opiniões de forma clara para o restante do grupo. Assim, catálogos interativos podem trazer este momento, que normalmente acontece em casa ou no escritório, para dentro da sua loja. Com isso, a discussão é dinamizada e um corretor pode auxiliá-los, melhorando as chances de fechar o negócio.
Material sempre atualizado
Um desafio normalmente enfrentado por imobiliárias e construtoras é o de manter atualizado seu material promocional, considerando novos empreendimentos que precisem de ser adicionados e imóveis comercializados que precisem de ser retirados do catálogo.
Com a Aqua, além do seu conteúdo ser automaticamente atualizado com qualquer mudança na disponibilidade, também é possível atualizar ou melhorar quaisquer outros aspectos dos demais empreendimentos.
Se os setores de engenharia e marketing disponibilizarem novas imagens e plantas baixas, todas elas podem ser acessadas imediatamente nos pontos de venda.
O mesmo vale para fotografias, vídeos ou qualquer material promocional. Sem a necessidade de refazer todo o material impresso a cada modificação, a decisão de produzir este material é feita de forma mais inteligente.
Principalmente, é feita conforme as necessidades e interesses da empresa, e não das limitações de gráficas e distribuidores.
Interatividade como diferencial
Enquanto maquetes e materiais impressos podem ser apenas observados, é possível manipular, em tempo real, a informação nas telas. Seu cliente quer fazer um passeio virtual por um empreendimento distante? Sem problemas! Ver mais fotos de uma sala? Imediatamente! Que tal conhecer melhor a vizinhança do empreendimento? Também é possível!
Para loteamentos e condomínios fechados há uma dificuldade adicional. Muitas vezes estamos falando apenas dos terrenos, sem nada para mostrar. Como apresentar seus diferenciais? Em seu estande, além da tradicional maquete e das mesas dos corretores, tenha uma tela interativa. Traga seus diferenciais, como localização e infraestrutura. Mostre como as casas ficarão depois de prontas.
Além de ajudar a sanar as dúvidas e combater as resistências dos compradores, a criação de uma experiência interativa é memorável. Após vivenciá-la, seu consumidor terá vontade de compartilhar com amigos e familiares. Dessa forma, sua marca se fortalece como inovadora e moderna.
Esse diferencial é ainda mais importante em feirões imobiliários. Ali seu concorrente está a poucos passos, e o cliente terá uma comparação direta. Veja nossas dicas para sua construtora se diferenciar em um feirão da Caixa.
Estas são apenas algumas das maneiras de uma tela transformar o setor imobiliário. Não são exemplos hipotéticos, de futurologia ou ficção científica. É tecnologia que está, literalmente, ao alcance das suas mãos. Não fique para trás! Invista em interatividade e revolucione o seu negócio.
Artigos da série Tecnologias para Transformar:
Tecnologia para transformar: Computação Pública
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