Tecnologia para transformar: Governo

Como o povo poderia participar de forma ativa e ter acesso a tudo que os nossos governantes estão fazendo? E como a tecnologia pode ajudar? Nesse artigo, mostramos que a tecnologia touchscreen pode ter um papel fundamental para democratizar o acesso a serviços e informações, além de promover uma democracia mais participativa, transparente e eficiente.
Tecnologia para transformar: Governo

Afinal, qual a importância do Governo e dos Governantes no destino de um país? As últimas eleições no Brasil trouxeram discussões a respeito de como o Serviço Público deve mudar para tornar sua atuação mais transparente e acessível.

Independentemente dos resultados das urnas, o debate continua. Como o povo poderia participar de forma ativa e ter acesso a tudo que os nossos governantes estão fazendo? Certamente que hoje podemos contar com a tecnologia para facilitar o acesso à informação. Portanto, nada mais natural do que recorrer a ela neste momento em que a participação popular tem desempenhado um papel chave no processo democrático.

Porém, no Brasil, as ideias e iniciativas neste sentido ainda estão engatinhando. As conversas estão começando a amadurecer agora, porém já existem muitas soluções que poderiam ser usadas para incluir a sociedade na administração do bem público. O que o Governo pode fazer agora, com os recursos atuais? Conheça algumas dessas tecnologias e quais são as utilidades que podem ajudar a população a exercer o seu direito e contribuir para um país melhor e mais próspero.

O uso de telas touch para acesso público à informação

Um dos usos da tecnologia no processo democrático é o de facilitar e promover o acesso a informações sobre as atividades do governo e como anda a gestão pública como um todo.

Enquanto se gasta horas em filas aguardando atendimento em busca de consultas simples e burocracias desnecessárias, a alternativa seria instalações com grandes telas sensíveis ao toque para demonstração de indicadores sociais e econômicos, informações sobre serviços e guias virtuais para orientar pessoas em prédios públicos e instalações do governo.

Pontos de ônibus podem oferecer consulta sobre as linhas de ônibus, seus horários e trajetos, além da localização dos veículos e tempo restante para a sua chegada.

Hospitais e outras instalações de saúde podem dar informações e mostrar sequencia de consultas. Unidades das prefeituras que fazem o cadastramento em programas trabalhistas, como o Seguro Desemprego e FGTS podem exibir informações atualizadas sobre os benefícios, vagas e oportunidades de trabalho, treinamentos e cursos profissionalizantes, encaminhamentos e outros serviços.

Note que o foco seria agilizar e automatizar parte do trabalho feito por funcionários que poderiam estar desempenhando funções mais importantes e trabalhando para o bom atendimento da população. Isso diminuiria os tempos de espera e as filas, que dominam todo órgão público que conhecemos, além de tornar todo o processo muito mais ágil e eficiente.

Totem em praça pública

Transparência interativa para o Governo

Você sabia que os Governos precisam apresentar seus gastos e relatórios para a população. Está na Constituição e na Lei 12.527. Isso é feito pela maioria dos entes públicos, mas essas informações ficam apenas em sites de pouco conhecimento da população. Talvez você não conheça o Portal da Transparência, por exemplo.

O que poderia ser feito para melhorar isso? Um bom ensinamento é o da iniciativa privada, que há muitos anos usa painéis eletrônicos para apresentar seu resultados. A diferença é que, em vez de mostrar para dentro de uma empresa, de maneira privada, o Governo vai apresentar informações para toda a população.

Prédios públicos, estações de ônibus e outros locais de grande aglomeração de pessoas podem ser tornar pontos de acesso facilitado. E não precisamos nos ater apenas ao poder executivo. Como está o andamento dos projetos de lei de vereadores, deputados e senadores? E os processos na Justiça? Como andam as investigações da Polícia Federal? Informação é poder, e o poder precisa estar nas mãos do povo. Isso também é uma forma de democracia.

Claro que precisamos também discutir o acesso público à internet e aos computadores. Confira nosso texto sobre computação pública.

O touchscreen contribuindo para os serviços públicos

Além do puro acesso a serviços e informações, como foi mencionado acima, os serviços à população poderiam ser muito melhores e mais rápidos simplesmente adotando quiosques de autosserviço, dotados de telas sensíveis ao toque, automatizando e tornando mais acessíveis vários serviços que demandam muito sofrimento, espera e fazem as pessoas se atolarem em burocracia.

Imagine terminais de autoatendimento, que pudessem fazer o recebimento de contas e impostos, posicionados em locais de grande circulação ou prédios públicos, onde normalmente o atendimento é feito por pessoas com treinamento inadequado e eventualmente desmotivadas.

Um local onde a burocracia impera e as filas podem durar horas até a hora de ser atendido é o Detran. Agora, imagine que você mesmo pode solicitar serviços como vistoria e emplacamento de veículos, pagar impostos e taxas, consultar a situação da sua CNH ou de um determinado veículo, sem ter que enfrentar este atendimento presencial! Isso implicaria inclusive em sistemas obrigatoriamente integrados e mais agilidade nos processos. Locais onde isso já acontece relatam um grande avanço na qualidade do atendimento e na satisfação dos usuários.

Autoatendimento 24 horas

Outra vantagem: quiosques de autoatendimento podem funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Rodoviárias, farmácias e outros locais públicos podem abrigar esses equipamentos seguramente.

Solicitação de documentos, pedidos de segunda-via ou entradas em processos simples também poderiam estar sendo iniciados através desses quiosques, diminuindo o tempo necessário para todo o procedimento.

A violência nas grandes cidades e crimes de todos os tipos podem ter o seu combate auxiliado pelas tecnologias touchscreen para ganhar em precisão e volume de dados. É sabido que muitas pessoas não prestam queixa ou fazem o Boletim de Ocorrência em casos de pequenos roubos, furtos e agressões físicas, entre outros. Se a população tivesse acesso a registrar suas queixas em um sistema automatizado, seguro e acessível, certamente as estatísticas seriam mais confiáveis e a polícia teria mais informações para trabalhar em planejamento e prevenção da criminalidade.

Democratização do acesso à internet, serviços básicos e utilidade pública

Há anos algumas prefeituras já oferecem zonas de Wi-Fi gratuito em locais como praças públicas. O intuito seria o de oferecer acesso à internet sem custo para o uso de todos nas ruas. Esta iniciativa, por mais louvável e interessante que possa parecer, tem dois problemas que ainda não têm sido trabalhados pelos nossos governantes.

O primeiro é a péssima qualidade dessas conexões. Difícil se conectar à rede, mais difícil ainda navegar por causa da baixa taxa de transferência. O segundo problema é que nem todos os cidadãos possuem dispositivos capazes de se conectar a essas redes. Assim, a popularização do acesso à internet falha em seu ponto mais importante, que é disponibilizar esse acesso a quem menos tem poder aquisitivo e condições de usar esse tipo de serviço de maneira privada.

Mas, se também fossem colocados à disposição da população telas com capacidade de conexão, todas as pessoas poderia fazer uso delas, independente de possuir um smartphone compatível ou não.

A tecnologia já está presente no Governo

E nós só precisamos adotá-la. Aliás, o poder público. Mas você pode fazer a sua parte e sugerir (em algumas cidades ainda existe a consulta popular no formato de orçamento participativo) a adoção de tecnologias como as citadas acima. E praticamente qualquer serviço poderia ser prestado em terminais touchscreen de autoatendimento, pois leitores de cartão e códigos de barras, impressoras e dispositivos de segurança biométrica podem ser facilmente integrados a esses sistemas para dar suporte a todos esses serviços.

Você já viu alguma coisa parecida ao viajar para fora do Brasil? Tem alguma ideia que poderia ser adotada para agilizar e tonar mais eficientes a prestação de serviços públicos aos cidadãos? A Aqua quer ouvir, participar e contribuir.


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