Como atrair o cliente para sua loja física? Confira 5 estratégias para adotar

Quer descobrir como atrair seu cliente para a loja física? Descubra o que fazer com a ajuda dessas 5 estratégias e veja como elas podem ajudar.
Como atrair o cliente para sua loja física? Confira 5 estratégias para adotar

Com as facilidades trazidas pela tecnologia, o e-commerce ganhou força em diversos setores. Afinal, os clientes que buscam mais praticidade podem comprar ou contratar serviços de onde estiverem e quando quiserem. Porém, em vez de depender apenas desse canal, é fundamental saber como atrair o cliente para a loja física.

Afinal, no ponto de vendas, é possível estabelecer uma conexão ainda mais forte que no ambiente online. Também há como identificar necessidades e gerar um nível de encantamento que nem sempre é viável apenas pela internet.

Por isso, veja quais são 5 estratégias que podem ajudá-lo a saber como atrair clientes para a loja física.

1. Tenha um atendimento presencial diferenciado 

Para realmente atrair as pessoas para o seu ponto de vendas (PDV), é essencial oferecer um atendimento de alta qualidade. Esse é um aspecto importante para garantir uma boa experiência para o público e dar mais motivos para que as pessoas busquem o ambiente físico.

A fim de oferecer um atendimento diferenciado, é fundamental realizar treinamentos completos. É necessário que o time conheça muito bem tanto os produtos ou soluções quanto o cliente. Assim, é possível apresentar as informações corretamente e fazer indicações relevantes para quem deseja comprar ou contratar a empresa.

Além disso, é preciso que os profissionais ofereçam um atendimento prestativo e capaz de acolher as necessidades específicas de cada consumidor. A adoção de estratégias de vendas, como a escuta ativa, permite que os vendedores identifiquem as demandas de cada pessoa. Assim, é possível utilizar uma abordagem consultiva mais eficiente.

Com um time alinhado nesse sentido, o negócio pode oferecer um diferencial importante para o público. Afinal, não há como ter exatamente esse grau de interação online, o que torna a ida à loja mais provável.

2. Ofereça benefícios exclusivos na loja

Outra maneira de atrair seu cliente para a loja física é oferecer condições e benefícios diferenciados. Isso inclui desde as possibilidades de pagamento até a oferta de um brinde, por exemplo.

Pense em uma instituição financeira. Embora seja possível abrir uma conta online, realizar o procedimento pessoalmente pode garantir uma conta com mais benefícios. Nessa situação, o cliente poderá ficar interessado em seguir para a agência física.

Outro exemplo envolve uma locadora de veículos. Suponha que o cliente pode realizar o procedimento de locação online, mas só é permitido usar o cartão de crédito para pagamento. Já pessoalmente, ele pode fazer o pagamento à vista e ganhar um desconto ou agilizar a entrega do veículo, por exemplo.

Note que oferecer condições diferenciadas não inclui apenas dar descontos ou fazer promoções. Em vez disso, é preciso focar em oferecer soluções ou experiências que não estão disponíveis online.

3. Replique a experiência do online no mundo físico

Apesar de a ideia ser chamar mais clientes para a loja física, isso não deve significar ignorar o potencial do ambiente digital. Afinal, o provável é que o público que frequenta o ponto de vendas também esteja conectado.

Diante de um cenário cada vez mais phygital, em que o ambiente físico e o digital se encontram, maior é a necessidade de integrá-los. Por isso, vale a pena replicar a experiência online na loja física.

Isso pode ser feito, principalmente, por meio das estratégias omnichannel. A ideia é garantir que as informações transitem e se integrem entre os dois ambientes, de modo prático.

Um exemplo é o caso de um cliente que utiliza o app do negócio para fazer compras e, por isso, já tem um cadastro. Ao chegar na loja física, os dados dele já estarão presentes no sistema. Ao não ter que perder tempo fazendo um novo registro, é provável que o cliente tenha uma boa experiência.

Essa integração também se manifesta de outras formas, como ao incorporar a mesma identidade visual, linguagem e qualidade do atendimento para garantir a continuidade da jornada.

Ademais, é possível pensar em outras formas de facilitar e otimizar a experiência do cliente. Se ele puder comprar ou contratar online e retirar no PDV, por exemplo, o consumidor será atraído para o estabelecimento.

4. Invista em um bom pós-venda 

Como você viu até aqui, o atendimento tem um papel crucial para atrair clientes para a loja física. Porém, a qualidade dessa interação não deve se limitar ao momento anterior ou durante as vendas.

Também é essencial desenvolver uma estratégia de pós-venda. É o que ocorre quando um vendedor liga para o cliente para saber se ele está satisfeito com a aquisição ou contratação do serviço, por exemplo.

O pós-venda pode ser igualmente adaptado ao ambiente online. É o caso de mandar um e-mail de agradecimento para o cliente cadastrado que fez uma compra pessoalmente, por exemplo.

No geral, a intenção é construir e consolidar um relacionamento com o público. Ao unir essa estratégia à satisfação e à boa experiência da pessoa, a tendência é que ocorra a fidelização.

Além de isso potencialmente significar mais idas à loja, é uma forma de obter indicações. Desse modo, será mais fácil aumentar e consolidar a base de clientes.

5. Torne seu ponto de venda interativo

Para fazer com que as pessoas se sintam mais atraídas para a loja, é essencial oferecer uma experiência única nesse ambiente. Para tanto, é possível contar com a ajuda da tecnologia ao tornar o ponto de venda interativo.

Com o Showcase Varejo, da Aqua, a estratégia se torna mais fácil. Essa tecnologia permite que o negócio crie um catálogo digital totalmente interativo e imersivo. Desse modo, o cliente poderá saber mais sobre os produtos e soluções do mercado, aumentando as chances de ele ser encantado.

Além disso, os vendedores poderão fazer apresentações melhores, tirar dúvidas e oferecer as respostas que os consumidores buscam. Ainda, o compartilhamento do conteúdo é fácil, ajudando a tomada de decisão por parte do público.

Focar em tornar o PDV interativo também aumenta o impacto visual, principalmente diante do crescimento do uso da tecnologia no dia a dia. Assim, é possível atrair a atenção e despertar o interesse das pessoas com mais facilidade.

Conclusão

Gostou de conferir essas 5 estratégias? Com a ajuda delas, será mais fácil saber como atrair o cliente para a sua loja física para gerar mais resultados. Ao mesmo tempo, é importante não excluir a tecnologia do processo, já que ela é uma grande aliada no momento de encantar mais pessoas.

Para tornar seu ponto de vendas mais atrativo, entre em contato com o time da Aqua e contrate a solução ideal para o seu negócio.

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