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O que é visual merchandising e como aplicar na sua loja? Entenda!

Como está o visual merchandising da sua loja? Entenda o que é essa estratégia e como aplicá-la no seu negócio para melhorar os resultados.
O que é visual merchandising e como aplicar na sua loja? Entenda!

A primeira impressão é um sentimento gerado quando uma pessoa vê um lugar ou uma pessoa pela primeira vez. Geralmente, essa impressão permanece na mente do indivíduo, sendo difícil desfazê-la. Por esse motivo, é tão importante fazer seu cliente ter um bom primeiro momento com a marca.

Para ter sucesso na tarefa, é possível utilizar o visual merchandising como aliado para conquistar os consumidores. Afinal, os elementos visuais de uma loja são responsáveis pelos primeiros impactos causados no cliente, além de ajudarem a consolidar a relação ao longo do tempo.

Quer entender mais como essa estratégia pode ajudar a sua loja? Então continue a leitura e saiba o que é visual merchandising, seus benefícios e como aplicá-lo no negócio. 

O que é visual merchandising?

O merchandising é um conjunto de técnicas responsáveis por apresentar os produtos no ponto de venda com intuito de influenciar a decisão de compra do cliente. Logo, o visual merchandising é uma das vertentes dessa estratégia, que utiliza o apelo visual como principal instrumento.

Assim, são utilizadas ferramentas de arquitetura, decoração e disposição dos produtos para oferecer uma experiência interessante para o cliente e passar uma boa primeira impressão. Como você viu, esse impacto inicial pode ser decisivo para gerar um sentimento de confiança e afinidade no consumidor.

Exemplos de visual merchandising de sucesso

A seguir, veja alguns exemplos de projetos de merchandising reconhecidos em premiações internacionais:

El Palacio de Hierro em Santiago de Querétaro, México
El Palacio de Hierro em Santiago de Querétaro, México
Harvey Nichols – Chasing Clouds
Canada Goose – Footwear Launch
Harvey Nichols – Choose Harvey Nichols
Adidas – Tokyo Olympics
Missguided
Michael Kors – Spring 2020

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Agora que você entendeu o que é o visual merchandising, é preciso conhecer as vantagens de aplicar essa estratégia. Desse modo, é mais fácil compreender por que a aplicação da técnica pode ser uma solução adequada para o seu negócio.

Na sequência, veja o que o visual merchandising pode proporcionar à sua loja.

Identificação da marca

Quando você observa as lojas consolidadas, é normal conseguir identificar a marca, mesmo sem ler o letreiro de identificação. Esse é o caso dos negócios amplamente conhecidos por suas cores, produtos ou disposição dos itens.

Dessa maneira, o visual merchandising consegue impactar o consumidor para que ele reconheça a marca em qualquer lugar. Assim, é possível fortalecer a imagem da loja, mantendo-a na mente do cliente e tornando-a uma referência em seu nicho de mercado.

Reconhecimento do propósito

O visual merchandising costuma ajudar a passar o propósito da marca, o que pode ser fundamental para a decisão do cliente em conhecer a loja. Por esse motivo, é importante se preocupar com a ambientação do local.

Por exemplo, ao entrar em uma loja com decoração requintada e móveis sofisticados, é comum entender que ela vende produtos de alto padrão. Já um estabelecimento com um ambiente mais simples transmite a impressão que suas mercadorias têm preços mais acessíveis.

Aumento das vendas

A disposição dos produtos e as informações repassadas são fatores decisivos para a decisão de compra de um cliente. Afinal, vitrines, prateleiras e gôndolas elaboradas de forma estratégica chamam a atenção dos consumidores.

Além disso, muitos clientes se sentem incomodados com a abordagem dos vendedores, preferindo observar os produtos sozinhos. Assim, se você tem um visual merchandising adequado, há mais chances de influenciar a decisão de compra — inclusive desses consumidores —, aumentando as vendas.

Quais os principais erros ao aplicar o visual merchandising?

Embora o visual merchandising seja uma estratégia que gera muitas vantagens, só é possível aproveitá-las se ele for realizado de forma consciente. Caso contrário, a técnica pode não surtir o efeito desejado pela empresa. 

Por essa razão, é imprescindível conhecer os principais erros ao aplicar o visual merchandising. Confira os principais:

  • não se preocupar com a decoração e limpeza da loja;
  • não alinhar identidade visual e propósito;
  • não seguir uma lógica de disposição dos produtos na prateleira;
  • esquecer da iluminação da loja, vitrine, prateleiras e gôndolas;
  • não colocar o preço em fácil visualização e entendimento;
  • não atualizar vitrines;
  • não se preocupar com o marketing sensorial, como música e aromas;
  • não trazer inovação para os clientes;
  • oferecer pouca informação ou dados desatualizados;
  • não proporcionar conforto aos consumidores.

Como fazer o visual merchandising de forma eficaz?

Sabendo os maiores erros do visual merchandising, é o momento de descobrir como aplicar a estratégia de modo eficiente. Dessa maneira, você pode explorar todo o potencial que essa técnica oferece.

Veja os pontos de destaque para fazer o visual merchandising da sua loja.

Defina a identidade visual da loja

A identidade visual é o primeiro impacto que uma marca causa no cliente e, por isso, ela deve ser bem pensada. Nesse sentido, vale a pena refletir se o visual do estabelecimento transmite a mensagem que a marca propõe.

Para saber a resposta, pode ser interessante realizar pesquisas com os consumidores. Com as informações obtidas, será mais fácil definir quais pontos trabalhar para melhorar a estratégia.

Disponha bem os produtos

A disposição dos produtos é um fator que merece destaque na aplicação do visual merchandising, pois ela interfere diretamente na experiência do cliente. Uma loja de roupas femininas, por exemplo, deve dispor as roupas de modo a permitir que o consumidor veja os detalhes da peça.

Então é necessário haver um bom espaço nas araras entre um item e outro. Caso contrário, o cliente pode desistir de olhar mais peças por conta da dificuldade de observá-las. 

Embora cada tipo de negócio tenha necessidades específicas, o essencial é garantir que o cliente possa conhecer melhor os produtos, ampliando as chances de fechar a venda. 

Aposte na ambientação

Além de um bom visual e disposição de produtos, a ambientação deve ser considerada na experiência do cliente. Imagine a mesma loja de roupas sem ar-condicionado no verão. Nesse caso, é alta a probabilidade de o consumidor não querer experimentar as peças.

Consequentemente, há perda de vendas, já que muitos clientes não gostam de comprar sem experimentar a roupa. Portanto, se preocupe em oferecer um ambiente com temperatura agradável, limpo, organizado, aromático e com música condizente com o seu público-alvo.

Leve informação de modo inovador

Como você viu, passar informações detalhadas é um diferencial para o seu consumidor, especialmente, aqueles que gostam de se sentir mais à vontade em uma loja. Assim, é fundamental encontrar ferramentas que permitam passar informações para o cliente de modo estratégico.

Nesse sentido, os catálogos interativos são uma solução interessante, já que eles oferecem conteúdo aos consumidores e ainda servem de suporte para os vendedores. Nesse caso, o Showcase Varejo da Aqua pode ajudar. Essa é uma tela interativa que une a experiência do e-commerce ao presencial.

Conclusão

Neste post, você descobriu o que é visual merchandising e os benefícios que ele pode trazer para a sua loja. Agora, basta aplicar as dicas e evitar os erros para obter melhores resultados em seu negócio.

Quer entender com mais detalhes como a Aqua pode ajudar no visual merchandising da sua loja? Acesse o site e confira as nossas soluções.

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