Não é fácil ser varejista nos dias de hoje.
Você precisa pensar em estratégias para atrair clientes, implementar estratégias em múltiplos canais, analisar a concorrência, negociar com fornecedores e fazer um bom atendimento dia após dia.
Dependendo do seu segmento de varejo, as dificuldades são ainda maiores, pois estão relacionadas ao próprio formato da loja ou dos produtos que vende.
A seguir, listamos alguns dos problemas que sempre vemos no varejo atual. As lojas estão se reinventando para superar a crise, adaptar-se ao mundo digital e atender melhor um consumidor mais exigente. Se você trabalha com vendas, certamente vai se identificar e gostar das nossas propostas para resolver.
1. É difícil explicar o meu produto
Qualquer que seja o seu produto, sempre haverá dificuldade de explicá-lo de forma completa e totalmente clara ao cliente. Todo varejista precisa apresentar uma série de informações e características, e isso faz parte dos processos de venda e pós-venda.
Vender alguns produtos é mais difícil que vender outros. Um seguro de vida é mais difícil que vender uma TV, por exemplo. Este problema não é de todos os produtos, mas para aquelas empresas que se encaixam nesta situação, é complicado. E isso muitas vezes dificulta a venda ou o uso pelo cliente final.
Aqua é especialista em vendas complexas, tando de produtos como de serviços.
Como podemos ajudar:
- Uma imagem vale mais que mil palavras. Recursos áudio visuais e demonstrações nas telas touchscreen da Aqua são muito eficientes para explicar os produtos e serviços diferenciados. As telas são o suporte perfeito para apresentar vídeos, fotos, informações adicionais, e apresentar as características e diferenciais.
- Coloque-se no lugar do cliente que nunca viu ou usou o produto. O que ele vai pensar? Que informação eu preciso ter aqui para esclarecer todas as minhas dúvidas antes de comprar? Tudo isso pode ser colocado numa tela touchscreen para ser apresentada aos clientes, seja diretamente ou com a ajuda de um vendedor.
2. É difícil guardar ou expor meus produtos na loja
Esse é um problema para a maioria dos varejistas.
Em alguns segmentos, a complexidade de guardar ou expor produtos é grande. Imagine expor um barco, um avião...
Ou algo que ocupa muito espaço na loja, como malas, por exemplo. Não dá para colocar cem malas num espaço pequeno! Produtos de médio ou grande porte são difíceis de serem expostos.
Outro problema para o varejista acontece com produtos de alto valor, como jóias. Mesmo sendo pequenas em tamanho, são geralmente caras e delicadas, e é complicado mantê-las em exposição, deixar que o público toque.
Nos museus, você não pode tocar nas telas nem nas peças expostas. Então, a exposição de produtos passa por problemas de espaço, segurança, dinheiro, entre outros.
Como podemos ajudar:
- A tela touchscreen da Aqua se torna uma vitrine digital, um estoque virtual de todos os produtos oferecidos pela empresa. Mas a exposição fica simplificada, uma vez que, ao interagir com a tela, o cliente passa a conhecer melhor o produto e todas as suas características.
- Temos cases, por exemplo, de um catálogo virtual montado para uma loja de barcos usando Showcase Veículos. Como haviam vários modelos diferentes de barcos, a loja usava a tela touch para apresentar os produtos que não conseguia exibir no espaço que tinham.
3. O cliente não encontra o produto na loja
Esse é um problema muito sério. Pesquisas americanas apontam que 3% das vendas do varejo são perdidas porque o cliente não encontrou o produto que procurava. O cliente não compra o que não vê. O nome técnico desse problema é "ruptura".
O problema é tão grave que existem especialistas que trabalham somente com a organização de lojas, para tentar amenizar isso, tentando fazer com que o cliente sempre tenha acesso ao que ele procura.
Como podemos ajudar:
- A primeira ação do varejista moderno para resolver esse problema é ter um mapa da loja. Use uma tela touchscreen em que o cliente consiga localizar na loja onde estão cada departamento e produtos, de maneira mais prática.
- É possível também, com a ajuda da tela, encontrar produtos em promoção ou com valor diferenciado, o que influencia nas compras por impulso, quando você vai à loja procurando algum produto específico e acaba levando outros também.
4. Tenho dificuldade de vender serviços em minha empresa
Uma vez que não é algo palpável, vender serviços é sempre mais complicado. Se você tem uma agência de turismo, por exemplo, como faz para vender algo tão intangível como uma viagem?
O varejista que quer vender serviços depende totalmente do material impresso e raramente terá um vídeo ou alguma informação adicional para apresentar e vender.
Como podemos ajudar:
- Na Aqua, do mesmo jeito que criamos catálogos de produtos, é possível criar catálogos de serviços. A ideia é você ter informações completas sobre os serviços e benefícios que oferece e suas características, para que as pessoas possam conhecer melhor, e decidirem se o serviço é adequado para elas.
- Todo varejista deveria experimentar o autoatendimento. Ou pelos menos usar tecnologia como apoio ao vendedor. Além de usar o totem touchscreen para apresentar as informações, também pode ser usado para efetuar a venda no próprio equipamento.
- Aumente a conversão de visitantes em clientes em suas lojas. Temos um artigo bem interessante sobre taxa de conversão no varejo aqui no blog.
5. Quero oferecer produtos e serviços de outras empresas para meus clientes e não sei como fazer
Se você é varejista, tem uma loja e quer vender produtos de outras empresas no seu estabelecimento, complementando a venda, a parte complicada é dar entrada neste produto dentro do seu sistema.
Para vender um produto, precisa tê-lo em estoque. Se vende um serviço, tem que conseguir explicá-lo ao cliente. Mas se o produto ou serviço é de terceiros, você não tem controle em relação a isso. Então não tem informações completas e adequadas para realizar a venda.
O objetivo é vender o máximo de produtos para um público sem que ela vá para outra loja para efetuar essa compra.
Como podemos ajudar:
- Usando um catálogo interativo de produtos e serviços, como o que a Aqua produz, a sua loja consegue integrar um ou mais fornecedores e parceiros.
- É possível também realizar uma venda indireta, por exemplo, com sistemas de venda separados para evitar problemas tributários ou fiscais.
Touchscreen para varejistas
Aqua tem uma extensa linha de produtos adequada para o varejo, como catálogos interativos para o varejo, totens e telas interativas, além de soluções interativas sob medida. Entre em contato e saiba mais como podemos ajudá-lo.
Conclusão
Para todo problema existe uma solução. Mas isso não significa que exista uma solução simples e fácil. Algumas vezes você precisa "nascer de novo" ou se reinventar.
O primeiro ponto é entender a causa desse problema. Descubra o que está acontecendo e onde está a origem do erro. Não adianta se reinventar para repetir o problema de novo.
Tecnologia e criatividade costumam ser ferramentas úteis para ajudar nos desafios do varejo. Temos um artigo extra que fala sobre inovação no varejo, se você quiser se aprofundar nesse tema.