Interatividade no ponto de venda e sua importância para experiência do cliente

Como você aplica a interatividade no seu ponto de venda? Saiba que esta estratégia é essencial para uma boa experiência dos seus clientes. Confira neste artigo como utilizá-la.
Interatividade no ponto de venda e sua importância para experiência do cliente

O foco na experiência do cliente é algo fundamental para o avanço das empresas. No entanto, um dos pontos que mais convergem para essa boa prática ainda é pouco explorado em muitos modelos de negócios: a interatividade no ponto de venda. 

Com a implementação de novas tecnologias é possível ofertar aos clientes uma experiência de interação única. Toda essa ação é indispensável para o aumento de vendas. O perfil do consumidor mudou e hoje ele quer personalização, ou seja, uma experiência que o considere como indivíduo. 

Conforme o estudo Business Impact of Personalization in Retail, as pessoas têm 40% mais chances de gastar além do planejado quando identificam que a experiência de compra é altamente personalizada.

Desta forma, a interatividade no ponto de venda entra como um bom mecanismo para oferecer ao cliente uma experiência positiva, fazer com que ele saia satisfeito e fortalecer a sua marca.

Porém, a experiência do cliente não está baseada em um tratamento especial, mas no entendimento de suas características e necessidades específicas. Portanto, continue a leitura e entenda como levar isso para o seu ponto de vendas.

O que é interatividade no ponto de venda?

A interatividade no ponto de vendas refere-se à integração de tecnologias e práticas que estimulam o envolvimento ativo dos clientes durante sua experiência de compra.

Em vez de serem meros receptores de informações, os clientes tornam-se participantes ativos, usando ferramentas e plataformas para explorar produtos, obter informações ou personalizar sua experiência de compra. Isso pode incluir quiosques digitais, realidade aumentada, telas sensíveis ao toque, aplicativos de loja e até chatbots.

A ideia central é transformar o processo de compra, tornando-o mais dinâmico, personalizado e envolvente, fortalecendo assim a conexão entre o cliente e a marca.

A interatividade, nesse contexto, não apenas melhora a experiência do cliente, mas também oferece aos varejistas insights valiosos sobre comportamentos e preferências de compra.

Aspecto Lojas com Interatividade Lojas sem Interatividade
Experiência de Compras Oferece uma experiência imersiva e personalizada ao cliente, reforçando o engajamento. A experiência tende a ser mais padronizada e menos personalizada.
Agilidade Respostas rápidas às dúvidas dos clientes, facilitando decisões de compra. Os clientes podem enfrentar atrasos e precisar buscar informações sozinhos.
Omnichannel Integração entre canais online e offline, proporcionando uma experiência de compra fluida. Limitações na integração de canais, podendo causar fragmentação na experiência do cliente.
Mix de Produtos Recomendações interativas baseadas em preferências e histórico do cliente. A seleção de produtos é apresentada de maneira mais genérica, sem personalização.
Diferenciação Utiliza tecnologias e abordagens inovadoras para se destacar no mercado. Relies on traditional methods, making it harder to stand out.

Qual a importância da interatividade no ponto de venda?

Showcase Aqua

Para muitos modelos de negócios, o local de tomada de decisão de compra é justamente o ponto de venda. É ali que o possível cliente complementa as informações para a definição de sua resposta. E é aí que devem ser oferecidas as experiências de interatividade ao público.

Com mecanismos interativos nos pontos de venda é possível criar emoções e até mesmo provocar os sentidos humanos. Ampliar o desejo pelo produto e tornar o processo de uma compra complexa mais seguro. Todos esses pontos são essenciais para quem procura construir um atendimento 4.0, colocando o cliente no centro das ações e da construção de fidelização e indicações. 

Gerar esses estímulos através da interatividade no ponto de venda faz com que o público sinta-se mais íntimo da sua marca, o que é muito positivo para ambas as partes.

Dentro deste contexto, entra o que chamamos Marketing Interativo. Veja a seguir como esta estratégia funciona.

O que é Marketing Interativo e como aplicá-lo no ponto de venda?

Marketing Interativo é a forma que encontramos de gerar interação entre o potencial cliente e a sua marca. O objetivo é criar uma régua de relacionamento, construir um elo mais forte e gradativo entre as partes. O Marketing Interativo realiza todas essas ações e assim aumenta a Brand Awareness, ou Consciência de Marca.

Com uma Brand Awareness bem estabelecida, dificilmente seu cliente esquecerá de você. Todas essas ações aumentam o engajamento, geram confiança e fidelidade do cliente com a sua marca. Tudo isso contribui também para a construção da reputação e imagem do seu negócio.

Mas, marketing interativo só acontece com conteúdos interativos. É fundamental que nesse contexto as intervenções se dediquem a oferecer algo participativo, conversacional e que permita certa personalização para cada usuário. A experiência tornou-se tão importante que é até considerada como uma métrica e você pode conferir isso neste artigo sobre ROX, ou retorno sobre experiência.

No varejo essas soluções têm peso maior. Isso porque criar diferenciação dos concorrentes é indispensável e combinar marketing com tecnologia pode ser um divisor de águas na hora da conversão em vendas. A verdade é que a interação pode acontecer de várias maneiras, mas com inovação e tecnologia as opções são mais restritas. É por isso que apresentamos Showcase da Aqua. 

Nós já falamos anteriormente neste artigo sobre Showcase Varejo. Testado por diferentes modelos de varejo, a solução já demonstrou sua efetividade em ampliar o número de oportunidades aos negócios. 

Ele foi testado e aprovado por quem mais entende de varejo, em diferentes segmentos, como Leroy Merlin, Portobello, Renner, Sicredi, Souza Cruz e Tim. Ou seja, é uma solução adaptável e única para cada tipo de consumidor.

Quer entender melhor? No vídeo abaixo você pode ver o catálogo de produtos da Weber Saint-Gobain. Uma demonstração prática de como a interatividade pode facilitar a compreensão de informações essenciais ao produto ou serviço e ainda tornar a comunicação mais ágil e visual.  


Confira outros exemplos de marketing interativo

A interatividade no ponto de venda e seus diversos recursos já podem ser observados em algumas ações do mercado. Mais importante, isso nos mostra que grandes players estão atentos a esta tendência, e quem não deseja ficar para trás da concorrência, precisa se adequar e inovar rapidamente. 

No vídeo abaixo temos um exemplo de como a interatividade pode ser aplicada na vitrine:

Já em outro caso, uma loja interativa Lego uniu a interatividade digital e física para proporcionar uma melhor experiência e encantar seus consumidores:

Por fim, nesta loja foram disponibilizados espelhos interativos que permitem que o cliente experimente virtualmente as roupas:


Showcase Aqua: a interatividade que faltava no seu ponto de venda

Showcase Aqua - interatividade

A Aqua melhora a experiência do consumidor no processo de vendas com apresentações e catálogos interativos, ajudando empresas em seu desafio de criar uma melhor experiência do cliente.

Showcase permite a simplificação de processos comerciais através da interatividade. Por meio das apresentações é possível atuar de forma mais assertiva nas dores dos clientes, demonstrando o seu potencial de ganho de maneira imediata. 

Com Showcase é possível: 

  • Reduzir o tempo de tomada de decisão: em casos de vendas complexas as ações interativas podem reduzir o tempo de negociação. Os conteúdos tornam o acesso à informação e ao produto mais palpável o que favorece a pré-venda e venda;
  • Aproximação do online e offline: sincronizar ações de pré-vendas e vendas pode tornar o processo comercial mais ágil e ainda reduzir significativamente custos operacionais;
  • Ter mais praticidade com conteúdos online: tanto sua equipe quanto seus clientes terão acesso a informações de qualquer lugar;
  • Aumento significativo das taxas de conversão em vendas: com soluções inovadoras para exposição de produtos e serviços, você pode oferecer na jornada de compra do cliente uma experiência diferenciada.

Quer impressionar em seu PDV com interatividade?

O oposto de "impressionante" é algo comum ou ordinário. E você não quer isso para seu negócio, certo? 

Um dos investimentos mais seguros e rentáveis é na experiência dos clientes. O retorno acontece na percepção de custo/benefício pelo consumidor e na conexão com a marca.

Tecnologia de ponta, telas interativas, performance profissional, design inovador, conteúdo de alta qualidade. É preciso muita coisa para impressionar e a Aqua oferece a solução completa para isso.

Ficou interessado?

Se você deseja saber mais sobre Showcase e como essa interatividade pode aumentar suas conversões e vendas, clique aqui e converse com um de nossos consultores. 

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