Para uma franquia, assim como para o varejo em geral, o primeiro desafio é atrair clientes. O segundo é atendê-los com o menor custo e a melhor qualidade.
Em franquias, a busca por eficiência nesse processo é mais evidente, pois estamos geralmente falando de um modelo comercial replicado, que usa um padrão a ser seguido por todas as unidades.
Para ajudar nessa tarefa, algumas empresas têm apostado em soluções touchscreen, como as que a Aqua desenvolve. Somos uma ajuda extra, eficaz e inteligente, capaz de agilizar diversas partes da operação dos franqueados e franqueadores.
O fato é que praticamente toda franquia já usa telas touchscreen em algum passo de sua operação. Pode ser nas telas interativas de frente de caixa, ou em tablets de vendedores, ou nos smartphones com aplicativos da rede. O touchscreen é onipresente no varejo, pois já ficou evidente que é uma solução flexível e eficiente.
Mas o que você ganharia se usasse mais touchscreen em sua operação de franquias?
1. Mais produtos e serviços para oferecer
O sonho de qualquer vendedor é ter todos os produtos que sejam do interesse de seus clientes. Assim ele venderia mais e todo cliente ficaria satisfeito. E se isso fosse possível?
Telas touchscreen podem ser uma vitrine infinita para suas vendas em franchising. Você pode ampliar a apresentação dos produtos de sua loja, não ficando preso somente ao que tem no estoque físico.
Lojas de franquia geralmente sofrem com a questão de espaço, e quando você usa uma tela interativa, pode ter todos os produtos que quiser ao toque da mão, digitalmente.
- Tem apenas um quiosque ou uma loja pequena? Sem problema, acesse milhares de produtos de uma loja online.
- Não tem como expor todas as variações de sapatos e roupas em sua loja? Utilize um catálogo interativo com seus lookbooks.
- Quer acrescentar novas linhas de produtos, mas seu espaço não é adequado? Um totem touchscreen oferece todo o espaço de que possa precisar.
Além de aumentar a variedade de produtos, ganhe também mais quantidade. Pode ser o fim do "tem, mas acabou". Não perca uma venda por não ter um produto, pois você contará com estoques remotos do centro de distribuição, do e-commerce ou de outras lojas da rede. A entrega pode ser na casa do cliente, ou então ele volta até a loja para pegar.
2. Melhore sua equipe
Os vendedores são a linha de frente de sua empresa. Eles fazem o atendimento do público e são a imagem direta que os clientes têm de sua franquia. Mas sejamos sinceros: nem sempre eles representam bem sua empresa. Não seria ótimo ter apenas colaboradores motivados, capacitados e eficientes?
A interatividade pode ser útil de várias maneiras nesse processo:
- Use interatividade para apresentar treinamentos e novidades para sua equipe.
- As telas touch podem ser uma ferramenta de apoio. Seus vendedores podem usar as telas para acessar informações e serviços úteis aos clientes. Ideal não apenas para tirar dúvidas, mas também para melhorar a argumentação.
- Aposte também no autoatendimento. Deixe a máquina fazer serviços simples e repetitivos, elimine filas, ofereça informações. Além de reduzir custos, você pode ganhar um atendimento melhor e mais rápido.
Fizemos um bom texto específico sobre treinamentos e recursos humanos. Dê uma olhada.
3. Redução de custos com sua loja
Quanto maior a loja, mais produtos você precisará ter, mais gasto com logística, com o aluguel, etc. Muitas franquias estão em shoppings e o custo é baseado em m², então, se você consegue reduzir isso para lojas menores com catálogo digital, facilita a sua vida e a do cliente.Formatos compactos de franquias
Isso é bom porque possibilita novos formatos de franquias, mais digitais, com lojas menores e mais inteligentes.
Outra facilidade é que o catálogo digital te ajuda na hora de escolher os produtos que você irá expor na loja. Assim, pode priorizar os que vendem mais, por exemplo, deixando-os expostos. Setores como moda, eletrônico, alimentação, beleza, estética, entre outros, que sofrem com a questão do estoque, tem na tela uma opção prática e muito eficiente.
4. Simplifique as vendas complexas
Seu produto é complicado? Demora para as pessoas entenderem como ele funciona? Tem muitas opções, variedades e versões? Às vezes precisa até desenhar para as pessoas entenderem? Ótimo. Quanto mais complexo for seu produto, mais útil nossa solução será para você.
Numa franquia de turismo, por exemplo, tudo é muito visual e o produto não está ali, você não pode tocá-lo. Mas, se sua empresa usa o catálogo virtual, é possível fazer com que o cliente interaja com a tela, passeie pelos lugares que deseja visitar.
Assim, você consegue proporcionar uma experiência diferenciada de compra para ele, e assim, depois, levá-lo até um vendedor que finalizaria o processo.
Veja, nesse outro artigo, como podemos ajudar em suas vendas complexas.
5. Comunicação padronizada e unificada
As telas produzidas pela Aqua também possibilitam a padronização do atendimento. Ou seja, você terá as mesmas informações numa loja, esteja ela onde estiver, do Oiapoque ao Chuí. Assim, além de uniformizar os dados, você consegue, a partir da matriz do franqueador, alterar ou atualizar o conteúdo de uma forma muito mais rápida também.
A empresa também pode usar as telas com seu público interno, para capacitação, treinamento, para apresentação de novos produtos novos, campanhas de incentivo, entre outros.
6. Mais próximo dos clientes
Quando vê as possibilidades da interatividade, você começa a analisar onde quer estar com sua empresa. Afinal, o cliente não necessariamente precisa estar na loja física mais. Se você está viajando e esqueceu o seguro de viagem, o que faz? Pode efetuar a compra na hora, aqui e agora, em um totem interativo no aeroporto, na rodoviária, na locadora de veículos, entre outros.
Com aluguel de carro é a mesma coisa. A franquia tem que pensar: onde posso vender meu produto que o cliente vai querer ali e agora? Assim, posso pegar minha franquia de produto X e botar onde a pessoa quer, onde a necessidade vai surgir. É preciso enxergar a digitalização da franquia, e usar a tecnologia para vender o seu produto ou serviço com ou sem pessoas ajudando.
Ao usar o touch, você consegue repensar o modelo de negócio. Antigamente, comprar um refrigerante na máquina, sem ajuda de nenhum vendedor, não seria possível. É preciso pensar: qual é o seu produto? Consegue oferecer um tíquete, ou mandar pro celular da pessoa a informação? Você pode oferecer entrega em domicílio?
7. Informações, estatísticas e store analytics
Outra utilidade é o controle estatístico do que está sendo feito nas lojas. Às vezes, o franqueador ou o gerente da loja não sabem o que está acontecendo no dia a dia da franquia. Se você começa a mensurar isso na tela, em cada interação, passa a ter estatísticas de uso.
Se tem um catálogo interativo e não está vendendo muito o produto X, é possível traçar um diagnóstico e descobrir o motivo. Será que o vendedor não está mostrando esse produto? Será que os banners na página inicial estão sendo clicados? Você começará a ter uma visão do que está acontecendo na empresa, de forma estatística, e isso ajuda a tomar decisões. Mais ou menos como um Google Analytics acompanha o site, mas aplicado aos aplicativos dentro de sua loja.
8. Melhor atendimento e autoatendimento
A gente sabe que atendimento faz diferença, então se você consegue ter um atendimento diferente e memorável, mesmo que na primeira vez a pessoa não compre, haverá uma próxima visita. É uma forma de diferenciar o atendimento e a experiência como um todo.
Pesquisas indicam que um bom atendimento é mais importante que o preço dos produtos como fator de decisão de uma loja. Que tal levar isso a seu favor? Use telas touchscreen para ajudar os clientes na experiência de compras.
O primeiro caminho para melhorar o atendimento é servir como ferramenta aos vendedores. Coloque os produtos e serviços de sua franquia nas telas interativas, ajudando a escolher o item adequado e a comprar o produto perfeito.
Pense também em complementar ou substituir sua equipe comercial com totens interativos. Nem todo mundo gosta de vendedores, e nem sempre eles são necessários. Deixe que as pessoas vejam informações e finalizem suas compras em terminais de autoatendimento.
9. Tudo digital, tudo conectado
Franquias são uma grande rede, e não dá para pensar em rede sem falar de internet e redes sociais. Muito do que os clientes desejam em sua loja é resultado do que aparece online. Há ainda a forte presença online da marca,
Traga telas touch para aproximar esse mundo digital. Que tal mostrar que sua marca é relevante no Instagram? Permita que as pessoas curtam sua página no Facebook, ou façam um check-in. Identifique perfis de usuários e colete autorização para enviar updates para eles.
Considere cada visitante em sua loja como uma pequena conexão digital. Apresente fotos, vídeos e informações com Showcase Varejo.
10. Novos modelos de franquia
Uma tendência mundial é o modelo de mini franquias, ou seja, de unidades de alguns metros quadrados para venda de produtos e serviços. O objetivo é ter um modelo de negócio acessível, de baixo custo inicial e que possa ser montado em um espaço limitado. Seja em um corredor de shopping ou dentro de outra loja, o mini-franchising veio para ficar.
Se micro franquias são uma estratégia de sua franquia para ter mais capilaridade, seguem algumas dicas:
- Como fazer com o estoque e a exposição dos produtos? Não tem espaço? Equipamentos touchscreen são a solução para sua mini franquia. Eles podem ser uma "prateleira infinita".
- Telas interativas também são uma vitrine, em que você apresenta sua empresa, seu mix e suas promoções. Como nas lojas tradicionais, uma boa vitrine ajuda a trazer clientes. Lembre-se de deixar um conteúdo bem interessante quando não houver ninguém interagindo. Dica: nossos catálogos digitais já fazem isso automaticamente.
- Para um consumidor apressado, tenha alguns produtos para pronta entrega. Mas a maioria pode esperar um pouco. Use catálogos digitais para apresentar seu mix completo. Em vez de um grande estoque, pode ser mais econômico ter um serviço de entrega rápida.
Outros modelos de franquias podem ser criados. Que tal uma franquia que é apenas uma tela touchscreen? Sim, isso é possível! Um equipamento touchscreen pode ser uma loja completa: apresente seus produtos e deixe o cliente pagar na própria máquina com um cartão de crédito. Talvez não precise nem de um vendedor. Tudo é possível. Use sua imaginação, use telas touchscreen.
Conclusão
Franquias e franqueados costumam ter boa visão para tendências. Afinal, estão muito próximos dos consumidores finais no dia a dia.
Sendo assim, certamente você está atento à tecnologia no varejo. Seja por observar grandes players como o McDonalds, ou ao ver todos os seus clientes com celulares nas mãos.
Confira também nossas soluções para shoppings centers e varejo.