Como aumentar as vendas na loja física com o uso da tecnologia?

Aumentar as vendas na loja física pode se tornar mais fácil com os recursos certos, como o uso de tecnologia. Descubra como alcançar esse resultado.
Como aumentar as vendas na loja física com o uso da tecnologia?

O uso dos recursos tecnológicos não é útil apenas na parte administrativa do negócio. Também é possível se beneficiar da tecnologia de outras formas, como ao utilizá-la na loja física para aumentar as vendas.

Para que isso seja viável, entretanto, é preciso saber quais recursos utilizar e como incorporá-los para atender ao público. Desse modo, o varejo tem a chance de incrementar os resultados e atingir os objetivos com mais facilidade.

Na sequência, descubra como aumentar as vendas na loja física a partir do uso da tecnologia e entenda quais benefícios essa decisão pode oferecer.

Como a tecnologia pode ajudar a aumentar as vendas em lojas físicas?

Antes de tomar uma decisão, o cliente percorre um caminho conhecido como a jornada de compra. Para aproximá-lo da escolha pelas soluções da sua empresa, você pode utilizar diferentes recursos, como a tecnologia nas lojas físicas.

O uso correto dessas ferramentas pode afetar diretamente a relação com o público. Para compreender como o processo acontece, veja como a tecnologia é capaz de ajudar a aumentar as vendas ao ser usada no estabelecimento físico.

1. Ajuda a implementar a abordagem omnichannel

Um dos principais motivos para incorporar a tecnologia nas lojas físicas é o potencial de integração com o âmbito digital. Isso acontece por meio da estratégia de omnichannel, cujo objetivo é criar uma experiência contínua e consistente entre o ambiente online e o offline.

Como a tecnologia passa a fazer parte da loja física, a experiência do consumidor se conecta mais facilmente com o processo de compra que pode ocorrer online. É o que acontece quando o cliente faz uma aquisição online e pode retirar na loja, por exemplo.

Também é interessante se o contrário puder acontecer, trazendo mais flexibilidade e poder de escolha para o consumidor. No geral, a ideia é unir os diferentes pontos de contato para criar uma experiência única e que tende a ser mais satisfatória devido à conveniência proporcionada. 

2. Favorece a experiência do consumidor

Incorporar as diferentes tecnologias disponíveis no mercado nas lojas físicas também pode ser uma forma de aumentar a satisfação geral do público. Com os recursos certos, é possível mapear e otimizar a jornada de compra do cliente, garantindo mais efetividade e personalização.

A tendência é que o consumidor se sinta mais bem atendido e passe a ter uma boa percepção da marca. Na prática, a tecnologia pode ajudar a aumentar as vendas. Segundo uma pesquisa da Gartner, a boa experiência é o fator mais relevante para que um cliente decida ou não fazer a compra.

3. Oferece apoio ao time comercial

O time comercial pode ser especialmente favorecido se contar com a ajuda de tecnologias adequadas. Com ferramentas que ajudam os vendedores a apresentar produtos e outras soluções, a tendência é que o atendimento se torne mais efetivo para as necessidades do cliente.

Também há chances de vencer eventuais objeções com mais facilidade, caso disponha de mais informações e do apoio de recursos importantes. Assim, a tecnologia não serve para substituir os vendedores e, sim, para facilitar a atuação do time.

4. Apoia a tomada de decisão do cliente

Dependendo da situação, adotar recursos de tecnologia na loja pode ser determinante para aumentar a confiança do cliente sobre a realização da compra. Isso acontece, em especial, no caso de vendas complexas, já que elas exigem mais consideração por parte do consumidor.

Porém, mesmo as vendas mais simples podem ser favorecidas pelo uso de tecnologia. Se o cliente tiver mais informações relevantes ou mesmo se for atendido de maneira mais eficiente pelo time comercial, ele fica mais propenso a realizar a compra.

Quais as vantagens de usar a tecnologia no varejo físico?

Como você viu, incorporar a tecnologia nas lojas físicas pode favorecer o processo de vendas do negócio e incrementar os resultados obtidos. Nesse sentido, um dos principais benefícios da solução é a otimização da conversão dos esforços de vendas, gerando mais negócios fechados.

Além desse ponto positivo, é possível observar outros benefícios da tecnologia no varejo físico. Veja quais são as principais vantagens.

1.Torna o processo de vendas mais eficiente

Com a adoção das ferramentas tecnológicas certas, há como aumentar o nível de eficiência do processo de vendas. Primeiro, porque a jornada de compra tende a ser mais satisfatória para os clientes, aumentando o engajamento dos consumidores e o interesse deles no produto.

Além disso, o time comercial consegue superar as objeções com mais facilidade. Logo, surgem oportunidades de diminuir o volume de recursos que precisam ser usados para conquistar a conversão.

Vale notar que o ganho de eficiência se relaciona à taxa de fechamento de vendas da equipe comercial. Em geral, os vendedores conseguem obter mais resultados positivos com o uso da tecnologia, em comparação ao número de clientes abordados.

Desse modo, a efetividade das ações dos vendedores tende a aumentar, o que também pode favorecer o alcance de metas do negócio.

2. Potencializa o faturamento e o lucro

Como você já viu, usar a tecnologia na loja física costuma aumentar as vendas. Portanto, a tendência é que haja um crescimento no volume de faturamento do negócio — tanto pelo aumento do número de clientes quanto pela evolução do ticket médio.

Tenha em mente que uma boa experiência pode fazer com que as pessoas queiram comprar mais, de modo a elevar o gasto médio do público. Com isso, o negócio obtém mais receita, mesmo se não aumentar a carteira de clientes na mesma proporção.

Ademais, é comum que haja um lucro maior, devido ao ganho de eficiência. Nessa situação, há menos custos, então é possível melhorar a margem das vendas concretizadas, auxiliando a gestão financeira do negócio.

3. Estimula a fidelização do público

Outro benefício importante do uso de tecnologia na loja física envolve a fidelização dos clientes. Esse aspecto está diretamente relacionado à experiência e à satisfação, que tendem a ser otimizados com o uso dos recursos certos.

Assim, criar uma boa experiência é essencial para fazer com que os consumidores queiram voltar à loja outras vezes. A medida pode ajudar a diminuir os custos para a conversão de vendas e ainda pode aumentar o ticket médio, já que clientes fidelizados tendem a comprar mais.

Vale destacar que pessoas muito satisfeitas com a marca, o produto e a experiência tendem a fazer indicações para outros clientes em potencial. Como resultado, a loja física pode receber mais consumidores interessados ao ser indicada por quem teve uma experiência positiva graças ao uso adequado da tecnologia.

4. Gera diferenciação dos concorrentes

Apesar de muitos lojistas terem notado a importância de marcar presença no ambiente digital, é comum que a atuação ocorra de maneira pouco integrada. Então não é raro ver marcas que oferecem uma boa experiência no e-commerce, mas não conseguem replicá-la nas lojas físicas.

É por esse motivo que incorporar a tecnologia no ambiente físico de vendas pode fazer a diferença. Afinal, ela permite chamar mais a atenção do público e diferenciar o negócio dos concorrentes que não aproveitam essa possibilidade.

Especialmente no caso de mercados concorridos e saturados, o benefício pode ser crucial para vender mais de modo consistente.

Como aplicar a tecnologia para aumentar as vendas?

Conforme você aprendeu até aqui, o uso da tecnologia na loja física é capaz de aumentar as vendas e de trazer outros benefícios relevantes para o negócio. Agora, é preciso saber como colocar essa estratégia em prática, considerando as soluções que podem ser adotadas.

Na sequência, descubra como aplicar a tecnologia na loja física para que o negócio se beneficie do uso dela.

Catálogos interativos

Os catálogos interativos são uma solução eficiente para trazer a tecnologia para o mundo real e, ao mesmo tempo, incrementar a experiência do público. Com esse tipo de recurso, os clientes podem conhecer todos os produtos da marca e seus detalhes.

Eles também oferecem um apelo visual significativo. Por meio de fotos e vídeos, por exemplo, é possível mostrar o produto em uso ou mesmo despertar o desejo, interesse ou curiosidade por parte do público. Assim, além de interativo, o marketing se torna sensorial.

Outro aspecto para considerar sobre os catálogos interativos é que eles podem apoiar o time comercial em diversos momentos. Afinal, eles são um material de apoio relevante para a apresentação de um lançamento ou de um produto específico procurado pelo consumidor.

Para aproveitar essas vantagens, é fundamental contar com uma solução adequada, como o Showcase Varejo. Com essa alternativa, a empresa pode fazer uma gestão completa do conteúdo no aplicativo, com espaço ilimitado para apresentar as informações desejadas.

Também há a chance de explorar diferentes tipos de conteúdos, além dos recursos especiais. A caneta de marcação sobre a tela, por exemplo, pode ajudar o vendedor na hora de uma apresentação.

Se o cliente for utilizar sozinho o app, o Showcase Varejo é interessante por ser intuitivo e fácil de usar. Outro diferencial é a possibilidade de compartilhar conteúdo facilmente, o que pode ajudar a criar e manter uma relação mais próxima com o consumidor, melhorando sua jornada de compra.

Totem de autoatendimento

Os totens de autoatendimento são outro tipo de tecnologia que podem favorecer a experiência do cliente na loja física. Esse benefício está relacionado, principalmente, às preferências do público consumidor.

De acordo com estudos, 66% dos clientes preferem soluções de autoatendimento do que ter que interagir diretamente com um profissional. Como resultado, o mercado de totens desse tipo estava estimado em US$ 27 bilhões em 2021 e poderá alcançar receitas de US$ 42 bilhões em 2028.

Para aproveitar essa tendência, é importante contar tanto com os equipamentos quanto com o aplicativo. Por exemplo, é necessário ter telas touchscreen que possam ser posicionadas no interior da loja, conforme a experiência prevista para o público.

Já uma mesa de autoatendimento pode fazer com que as pessoas explorem mais produtos e ofertas disponíveis. Ademais, os clientes podem obter ajuda e tirar dúvidas sobre uma necessidade que possuem com maior facilidade.

Nesse sentido, o Showcase Varejo também pode ser útil. Afinal, é possível utilizar os recursos de conteúdo para orientar, capturar e até converter clientes nesse tipo de totem.

Digital signage

Outra forma de incorporar a tecnologia ao varejo é por meio do digital signage ou sinalização digital. Essa estratégia consiste em utilizar telas e painéis digitais para transmitir mensagens para o público dentro da loja física.

Isso é essencial para as vendas porque pode contribuir para a experiência de compra de diversas maneiras. É possível exibir a campanha de lançamento de um determinado produto, por exemplo. Assim, fica mais fácil comunicar a novidade para o público e despertar o interesse por parte do consumidor.

Outro aspecto envolve o uso estratégico dessa sinalização. Ao posicionar uma tela em uma seção ou em um corredor específico, fica mais fácil atrair a atenção dos consumidores para a área. A prática permite apresentar ofertas complementares e que podem aumentar o ticket médio da empresa.

Ainda, o digital signage é fundamental para a ambientação da loja física e ajuda a criar uma experiência mais imersiva. Dessa maneira, ele pode favorecer os resultados do varejo físico.

Self checkout

Segundo uma pesquisa internacional, 69% dos compradores afirmaram que as longas filas eram a parte mais irritante de comprar fisicamente. Essa opção ficou acima da insatisfação com os preços ou da indisponibilidade de estoque.

Então é especialmente importante pensar em soluções que aceleram o processo de conclusão da venda. Nesse sentido, vale a pena investir no self checkout.

Ele é relativamente semelhante ao autoatendimento e prevê que o próprio cliente realize etapas referentes à conclusão da compra e ao pagamento. Isso pode ser feito com a ajuda de diferentes tecnologias, como o escaneamento de códigos de barras e o uso de recursos para realizar o pagamento por aproximação.

Inclusive, essa é uma solução que pode ajudar a consolidar o omnichannel, já que o self checkout já é a solução usada no e-commerce, por exemplo. Ao mesmo tempo, não é preciso substituir por completo o atendimento humano nos caixas.

Em vez disso, é possível criar as áreas de self checkout como uma opção para os clientes que desejam lidar por conta própria com a compra e expandir as possibilidades para o público.

Conclusão

Neste artigo, você descobriu que é possível aumentar as vendas na loja física ao utilizar a tecnologia de maneira estratégica. Portanto, vale a pena identificar quais soluções podem ser mais interessantes para o seu público e aproveitar os benefícios que essas alternativas podem oferecer.

Quer descobrir como contar com catálogos virtuais e interativos na sua loja física? Conheça o Showcase Varejo.

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