Como vender sem limites com prateleiras infinitas

Você sabe o que é a prateleira infinita? Confira neste artigo como ela te ajuda a vender sem limites.
Como vender sem limites com prateleiras infinitas

“Tem, mas acabou”.

Todo vendedor já se deparou com a necessidade de atender a um cliente, mas não contar com o produto desejado em estoque. Neste caso, não é possível realizar a venda, certo? O nome técnico desse problema é ruptura.

Mas, se ele contasse com a prateleira infinita, o resultado seria outro. 

Esse é um conceito do setor de varejo que pode transformar a maneira como seu negócio vende. Entre alguns dos benefícios estão a redução de custos com estoque, melhor experiência dos clientes e ampliação do portfólio de produtos. 

Continue a leitura e entenda o que significa ter uma prateleira infinita, os benefícios dessa estratégia e como aplicá-la em seu negócio. 

Prateleira infinita: o que isso significa?

A prateleira infinita, também conhecida como gôndola infinita, prateleira digital ou ainda endless shelves, é um conceito que vem ganhando destaque no varejo. Esta modalidade de vendas ajuda os lojistas a ampliar seus portfólios e proporcionar mais opções aos clientes através da conexão com outros estoques.

Ou seja, o cliente pode comprar um determinado produto na loja física, mesmo que o item não esteja atualmente neste canal. 

A prateleira infinita significa disponibilizar todo o seu catálogo de produtos ao cliente, integrando o estoque físico com o remoto. 

A implementação das prateleiras infinitas geralmente se faz com telas interativas ou painéis digitais. Os produtos são apresentados nesses equipamentos, e o cliente navega pelo catálogo de produtos por categorias ou buscas. 

Desta forma, o negócio passa a atuar de uma maneira omnichannel, integrando seus canais de venda e contato com o cliente. 

Vantagens das prateleiras infinitas

A disponibilidade dos produtos em mais de um ponto, além do estoque local, contribui para a conversão em vendas, já que elimina objeções e atritos no processo. Ainda, a integração do ambiente físico da loja com o online traz alinhamento ao conceito de phygital. E sabemos que esta é uma grande oportunidade de crescimento para o varejo.

Isso porque, segundo pesquisa da WebShoppers realizada pela e-Bit/Nielsen, no primeiro semestre de 2020 houve um crescimento de 61% no faturamento de transações que integram canais físicos e digitais.

Outra vantagem da prateleira infinita é garantir ao cliente um acesso amplo e completo a tudo que ele precisa, estratégia conhecida como “One Stop Shop

Conforme o site Adyen, aplicar a prateleira infinita pode ser uma excelente alternativa para reduzir os prejuízos no setor, considerando que o varejo mundial perde aproximadamente US$ 4,1 bilhões por ano devido a rupturas. A estratégia seria uma maneira de evitar estas quebras na jornada de compra.

O site ainda apresenta um dado importante: 95% dos consumidores brasileiros deixam de comprar em lojas onde não encontram o produto que buscam. Portanto, ao oferecer a possibilidade de comprar mesmo que o produto não esteja na loja física, o varejo reduz a frustração dos consumidores e estimula a fidelização.

Benefícios da prateleira infinita para o varejo

Fonte: CWS.

São inúmeros os benefícios de contar com a gôndola infinita em suas lojas. Da experiência do cliente ao aumento do ticket médio, a prateleira infinita pode transformar todo o seu negócio.

Confira as principais vantagens de adotar essa estratégia:

Amplie seu portfólio de produtos sem ampliar o estoque físico

prateleiras infinitas

A gestão do estoque é uma das maiores dores de qualquer negócio varejista. Problemas como rupturas ou até mesmo o espaço físico de armazenamento estão presentes todos os dias nas rotinas dos lojistas. 

Com a prateleira infinita, é possível oferecer, literalmente, qualquer produto presente em seu portfólio, sem se preocupar com a disponibilidade no estoque da loja. Basta se integrar ao estoque da loja online ou ainda do fornecedor, e efetuar a venda. 

Desta forma, as empresas geram um leque ainda mais extenso de oportunidades de vendas, e consequentemente, ampliam seu faturamento. 

Desenvolva melhores estratégias de vendas

E por falar em vendas, com as endless shelves, o varejo pode desenvolver estratégias comerciais mais variadas e eficazes.  

Devido à praticidade e disponibilidade do estoque online, a loja pode aplicar estratégias como:

  • Dropshipping: realizar a venda pela loja virtual e repassar ao fornecedor, que possui o produto em seu estoque. Desta forma, o fornecedor se torna o responsável pelos próximos processos de envio;
  • Cross sell: estratégia que busca aumentar o valor de venda de cada cliente através da oferta de produtos relacionados à sua compra. A ideia é oferecer soluções complementares, que façam sentido com o produto já adquirido;
  • Upsell: semelhante ao cross sell, esta estratégia funciona como um “upgrade”, ofertando soluções similares ao cliente, mas que sejam melhores, o que geralmente aumenta o ticket médio da compra. 

Informações dos produtos

A prateleira infinita tem espaço ilimitado não apenas para produtos, mas também para conteúdo. 

Em uma gôndola tradicional o rótulo do produto é uma das poucas fontes de informação. Já na versão digital, podemos ser completos como em um website. O varejista pode incluir fotos, vídeos, fichas técnicas, comparativos e muito mais. 

Apresentar um catálogo interativo completo é fundamental para aumentar a conversão das vendas.  

Melhore seu atendimento

A qualidade do atendimento é o fator que se torna cada vez mais decisivo na jornada de compra

Seja no ambiente físico ou online, o consumidor não realiza apenas um ato de compra isolado. Ele deseja ter uma boa experiência, com atendimento personalizado e único. 

Portanto, garantir que ele não encontre o produto de que necessita faz com que seu negócio se diferencie dos concorrentes que ainda não aplicam essa estratégia. 

A experiência de compra também é beneficiada por proporcionar ao cliente mais praticidade, evitando que ele procure em diversas lojas e sites o que precisa. 

Proporcione maior variedade para seus clientes

Isso nos leva ao benefício da variedade de produtos e soluções. 

O sistema de prateleira infinita irá ofertar para o cliente os itens disponíveis na loja física, online, com fornecedores, centros de distribuição, marketplaces, etc. 

Assim, o catálogo de produtos se torna muito mais amplo, contribuindo inclusive para a satisfação do cliente e recorrência de compras. 

Para uma empresa de moda, por exemplo, isso significa ter todas as cores e tamanhos de cada roupa, mas com um estoque mais inteligente e unificado. Se o produto não estiver pronto para retirada na loja, pode ser entregue rapidamente ao cliente.

Reduza seus custos com o estoque remoto

Integrar sua loja com o estoque remoto também auxilia na redução de custos da loja, pois a abrangência de produtos evita a ruptura de estoque. As despesas com o espaço físico do estoque também são reduzidas. 

Outro ponto que contribui para a redução de custos é a facilidade com a logística. Isso porque é possível efetuar a venda considerando um estoque que esteja mais próximo do cliente, encurtando o trajeto logístico.

Tenha mais interatividade no seu PDV

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Por fim, um dos principais benefícios da prateleira infinita é a possibilidade de aplicar mais interatividade no seu PDV, contando com as ferramentas certas. 

Em vez de apenas mostrar um catálogo em um website simples, que tal surpreender com uma experiência diferenciada? 

Com um catálogo interativo, você pode mostrar tudo que possui em estoque - mesmo que não na loja física - e impressionar seus clientes de maneira mais visual. 

A tecnologia e interatividade tendem a melhorar a jornada do consumidor, além de trazer mais informações para ajudar na decisão de compra. 

Como aplicar este conceito na loja física?

O primeiro passo para utilizar a estratégia de prateleira infinita é contar com um sistema que permita a integração entre os diversos estoques. 

Existem diversas soluções para lojistas implementarem este tipo de sistema, como plataformas de marketplaces, ERPs e soluções como das empresas VTEX e CWS. Busque entender os diferenciais e vantagens de cada uma para o seu negócio. 

Com um bom sistema em mãos, você estará apto a trazer a tecnologia para dentro do seu PDV e oferecer uma nova gama de possibilidades aos clientes. 

Pensando na questão da interatividade, você pode apostar em ferramentas como as telas interativas, televisores ou painéis, desde que atendam a sua necessidade e proporcionem uma boa visualização dos produtos. 

Outra alternativa para tornar seu PDV mais interativo é Showcase Varejo

Showcase é uma solução para telas interativas que ajuda na atração e conversão de clientes nas lojas físicas. Com diversos recursos para apresentar seus produtos ou serviços, Showcase proporciona uma apresentação clara, interativa, além de melhorar a experiência do cliente e reduzir seu ciclo de vendas. 

Vamos vender sem limites?

Se você ainda não aplica a prateleira infinita em suas lojas, deve ter percebido neste artigo que seu negócio tem uma grande oportunidade de crescimento com esta estratégia. 

Showroom e outras ferramentas de prateleira infinita vão impactar em vários pontos do seu negócio: gestão de estoque, estratégias de vendas, experiência do cliente e até a maneira de apresentar produtos. 

Você viu que Showcase Varejo pode auxiliar neste processo, ao permitir maior interatividade na loja física e apresentação de todo o seu catálogo de forma online. Se você deseja saber mais sobre Showcase, agende uma conversa com nossos consultores.

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