Se você é um museu ou centro cultural, a divulgação de uma exposição pode ser um grande desafio. Afinal, como competir pela atenção do público, diante da grande competição de anunciantes e de outras atrações culturais?
Você sabe que os museus têm orçamentos limitados e podem não ter recursos com grandes campanhas publicitárias. É por isso que eles precisam de novas estratégias e métodos para atingir novos públicos.
As seguintes técnicas são formas experimentadas e testadas de entusiasmar as pessoas sobre sua exposição. Conheça exemplos e ideias para chamar a atenção para seu novo projeto.
Organize uma prévia da exposição
A pré-estreia da exposição é uma boa maneira de obter feedback sobre o programa, que pode ser útil para fazer ajustes antes da abertura para todo o público. Também lhe dá a oportunidade de obter cobertura da imprensa, além de conseguir influências em sua área para promover a exposição.
A pré-estreia passa uma impressão de exclusividade. Use isso a seu favor na hora de trazer convidados especiais, como políticos e artistas locais, que podem preferir uma visita mais restrita ao museu.
Lembre-se de fazer fotos e vídeos, além de coletar o feedback dos visitantes.
Materiais de comunicação que chamem a atenção na fachada do museu
Use a fachada do museu para chamar a atenção para a exposição. O uso de faixas e banners na fachada do prédio é provavelmente a maneira mais usual para se divulgar uma exposição.
Não precisa ficar restrito aos banners. Por exemplo, se algum elemento de sua exposição puder estar em um local público, esta é uma excelente maneira de promovê-la de maneira eficaz.
Além disso, certifique-se de que todos os cartazes e faixas sejam visíveis de longe para que possam ser vistos por transeuntes na rua ou por pessoas esperando nos pontos de ônibus próximos.
Recomendamos verificar a legislação local, pois esse tipo de publicidade é proibido em algumas cidades.
Faça um evento de lançamento
Um evento de lançamento é uma boa maneira de celebrar a abertura de uma exposição e também dar às pessoas uma oportunidade de se envolverem em seu projeto.
É importante que você convide o maior número possível de pessoas relevantes (especialmente aquelas que podem ajudar a divulgar a exposição) para este evento. Na sua lista de convidados, lembre-se de públicos diversos, como imprensa, políticos e apoiadores do seu museu.
A festa pode ser algo simples, como um coquetel. Se houver mais verba, explore o tema da exposição nas músicas e nas comidas.
Crie conteúdo, website e peças gráficas sobre sua exposição
Para divulgar a exposição, você precisa contar sua história em fotos, vídeos e textos. Desta forma, você pode atrair mais visitantes e fazê-los se interessarem em visitar seu museu ou centro cultural.
- Use fotos e vídeos: crie uma galeria de fotos dos principais itens de sua exposição para que possm ser usados nas peças gráficas, no site e pelos veículos que veicularem matérias sobre vocês.
- Textos: Não basta apenas publicar uma foto de sua exposição no Facebook ou Instagram; você também precisa de descrições de texto que o acompanhem para que as pessoas saibam por que devem vir ver o que está em exposição em seu local de trabalho.
- Conte a história por trás de cada peça: Explique por que esta peça em particular foi escolhida para esta exposição - o que a torna única? O que ela representa? Como ela se encaixa no tema geral do seu evento? Como sua história impacta nossa compreensão da cultura contemporânea de hoje?
- Explique a exposição. Quem é o artista? Qual a importância desse movimento cultural? Por que eu deveria visitar o museu?
- Seja criativo na comunicação. Você está competindo pela atenção e pelo tempo das pessoas. Use a curiosidade e outros gatilhos para gerar interesse na visita.
Divulgue nas mídias sociais do próprio museu
Use as próprias mídias sociais do museu para promover sua exposição. Quanto mais você puder fazer isso, melhor. Você terá mais pessoas interessadas e entusiasmadas em visitar o museu.
Se houver verba, promova em outras plataformas. Use o Google AdWords, anúncios do Facebook, anúncios da Instagram e outras plataformas de publicidade paga para promover seu evento.
A divulgação nas redes tem objetivos diferentes em cada momento:
- Antes da abertura, gere interesse e curiosidade
- Após o lançamento, continue mostrando aspectos especiais do evento, mas divulgue também a repercussão positiva na imprensa e junto ao público.
Não se esqueça de acompanhar a repercussão de sua campanha. Interaja com as publicações do público. O Instituto Inhotim costuma reproduzir fotos tiradas pelos visitantes em suas redes sociais, por exemplo.
Construa continuamente um público para suas exposições
Você talvez já saiba qual o perfil do seu público. Muitas vezes, os visitantes de um museu têm características bem definidas, como as pessoas que gostam de arte na cidade e voltam de tempos em tempos.
Criando uma lista dessas pessoas, de forma a ter uma lista de e-mails e de seguidores de mídias sociais. Esse público deve ser sempre alimentado com as novidades. Alguns podem, inclusive, ter benefícios exclusivos por serem parceiros ou visitantes assíduos.
O e-mail marketing é a maneira mais eficaz de alcançar as pessoas diretamente com informações sobre seu evento ou exposição. O objetivo de criar uma lista de e-mails é construir um relacionamento com os visitantes ao longo do tempo para que eles se interessem pelo que você tem a dizer.
Há outros modos de divulgação em massa, como envio de SMS e WhatsApp. O ideal é verificar qual a maneira que cada pessoa quer ser informada.
Mídia espontânea: alcance um público mais amplo sem gastar dinheiro
A mídia espontânea é uma forma de alcançar um público mais amplo sem gastar dinheiro em publicidade. Tirar proveito da mídia espontânea vai ajudá-lo a obter visibilidade para sua exposição.
Aqui estão alguns exemplos de mídia espontânea:
- Sites de eventos e cultura - há diversos websites e blogs especializados em arte e cultura na sua cidade. Busque formas de se relacionar com eles, com informações sobre a agenda da sua instituição.
- Televisão - Os telejornais locais adoram divulgar exposições, pois são notícias que agradam ao público e dão origem a boas reportagens. Aproveite isso a seu favor.
- Rádio - O rádio também é uma excelente maneira de alcançar uma ampla audiência. Tente contatar estações de rádio locais e perguntar-lhes se estariam interessados em entrevistar você sobre sua exposição.
- Jornais e revistas - uma reportagem de capa ou mais destaque em um jornal tem grande valor. Há centenas de oportunidades, não apenas em publicações de grande circulação, mas também em edições segmentadas, como jornais de bairro ou de associações.
Aqui temos um exemplo de mídia espontânea sobre uma exposição:
Transforme cada visitante em um divulgador
Para divulgar sua nova exposição, crie oportunidades que facilitem o compartilhamento. Você pode fazer isso incentivando os visitantes a tirar fotos e vídeos da exposição, se possível.
Espaços programáveis são lugares onde os visitantes podem tirar fotos e publicá-las nas mídias sociais. Eles são freqüentemente encontrados em frente a museus ou fachadas de centros culturais, mas também podem ser usados dentro do salão de exposições.
Há inclusive museus que se especializaram nesse tipo de espaço em Viena, Detroit, Budapeste, Seattle e outras cidades.
As pessoas gostam muito de fazer selfies em locais que os destaquem. Uma boa iluminação no local e uma imagem de destaque de fundo em que a marca da exposição apareça vão favorecer sua divulgação.
Faça marketing não convencional
Você também pode apelar para formas alternativas de marketing. A ideia é conquistar o máximo de atenção e midia espontânea, mas com um potencial bem maior que uma simples exibição no telejornal.
Quer alguns exemplos?
Em 2013, o Rijksmuseum reabriu suas portas após passar por um processo de reforma que durou dez anos. Após um fechamento tão prolongado, tornou-se crucial promover a reabertura e estimular a empolgação do público pelo novo e melhorado museu. O Rijksmuseum elaborou uma estratégia de relações públicas que se tornou um sucesso estrondoso: uma flashmob da obra The Night Watch, de Rembrandt, foi encenada em um shopping center holandês. O vídeo da apresentação viralizou, com milhões de pessoas em todo o mundo assistindo a pintura ganhar vida. A campanha foi altamente eficaz em aumentar a conscientização sobre a reabertura do museu, enquanto mostrava sua engenhosidade e criatividade.
O Canadian Museum of Nature preparou uma exposição sobre dinossauros. A campanha de marketing trouxe os animais à vida de uma maneira inusitada e com baixo custo. Dezenas de atores, com fantasias de dinossauros, passearam pelas ruas de Ottawa interagindo com a população. A estratégia foi complementada por uma campanha mais tradicional de mídia outdoor, que explicava a nova exposição. O vídeo abaixo foi feito para documentar e aumentar o alcance da ação.
Para a exibição sobre o pintor Romare Bearden, o Mint Museum Uptown em Charlotte, Carolina do Norte, comprou outdoors apresentando obras de Bearden de músicos se apresentando - mas isso não foi tudo. Em frente a alguns deles, músicos se apresentaram ao vivo, vestidos de forma idêntica à da obra de Bearden, que aparecia no outdoor logo atrás deles. O texto no outdoor: “Charlotte inspirou sua arte. Agora ele nos inspira.”
Conclusão
Há diversas formas de divulgar sua exposição. O ideal é testar mais de uma estratégia, de acordo com o tempo e a verba disponíveis.
Esperamos que você tenha achado este artigo útil e que seja capaz de aplicar as dicas que fornecemos em seu museu.
Se você precisar de ajuda com qualquer outro aspecto de sua exposição, não hesite em entrar em contato conosco.
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