Trabalhar em equipe não é fácil. Bom, não deveria ser assim. O sucesso de uma empresa depende do bom andamento de projetos e processos, realizados coletivamente.
As organizações vêm, cada vez mais, valendo-se da tecnologia para aprimorar suas experiências e relações, sejam elas com seus clientes, fornecedores ou colaboradores. O uso de recursos tecnológicos fornece ao administrador uma ótima oportunidade de evolução, otimização e melhor funcionamento do seu negócio, tornando-o mais organizado e eficiente.
Neste artigo, vamos tratar especificamente do uso de telas touchscreen para trabalho colaborativo. Quais os impactos que a interatividade pode trazer? Quais cuidados você precisa tomar para uma implementação eficiente? Quais as tendências e possibilidades? Descubra a seguir.
Metodologias para trabalho em equipe nas empresas
Servir-se de tecnologia faz parte da implementação de processos colaborativos da empresa. Uma estratégia de sucesso é tirar suas informações das gavetas e computadores. Mostre tudo de forma transparente, com a maior visibilidade possível.
Sua empresa se orienta por OKR (Objectives and Key Results) ou KPI (key performance indicators)? Tem mapas estratégicos, como o BSC (Balanced Scorecard)? Busca melhoria contínua com a filosofia Kaizen? Há várias metodologias para melhorar processos e resultados. Cada uma se adapta melhor a uma realidade e a um setor.
Em todo processo, você precisa ter objetivos, ferramentas e controle dos resultados. Uma empresa (ou startup, ou projeto, ou ou Governo, escola de samba) não pode funcionar de forma totalmente intuitiva e desorganizada.
Segundo outra metodologia campeã, você precisa de um PDCA:
- Planejar
- Desenvolver / Executar
- Conferir / executar
- Ajustar/ Agir
Antigamente você diria "precisa colocar tudo no papel". Bom, hoje o papel é digital. E se é um trabalho em equipe, não dá para ser um papel guardado na gaveta. Deixe seu plano e todas as etapas à mostra, bem visíveis.
Como estamos na fase digital, temos uma grande vantagem: todos os dados e relatórios podem estar sempre atualizados. Já ajudamos clientes a substituir paineis de gestão à vista (na verdade, grandes paredes com papeis colados) por dashboards interativos com indicadores.
Informações gerenciais e controle interno
Crie um dashboard institucional, oferecendo todo material necessário para o funcionamento do negócio. O acesso estará a um clique de distância.
Com a implementação de paineis interativos, é possível acessar de qualquer lugar quaisquer informações de interesse do colaborador. Não fique preso a determinado local ou computador, não dependa de papel.
Ressalta-se que as informações veiculadas podem ser desde informações sigilosas, acessíveis a determinados funcionários, até dados básicos, que podem ser acessados por todos, como treinamentos, consultas à disponibilidade de arquivos, acessos a plantas da edificação, manuais da empresa, relatórios comerciais, tabelas de preço, entre outras.
Todos na mesma página
Assista a esse vídeo, em que a Microsoft apresenta sua visão para o futuro da produtividade.
Esse tipo de vídeo sempre mostra dois aspectos importantes:
- Individualmente, as pessoas ficarão cada vez mais imersas em dados. Vamos interagir com as informações de uma maneira muito mais direta que antigamente. Pense em realidade virtual e em realidade aumentada. O computador não estará lá, longe no escritório. Ele está sempre com você.
- Coletivamente, vamos trabalhar simultaneamente para resolver problemas. Para isso, precisamos ter acesso a informações e serviços em tempo real. Se estivermos juntos, podemos até interagir ao mesmo tempo.
Para isso, telas interativas de grandes formatos são uma excelente solução. Não dá para muita gente colaborar com um notebook ou PC normal, com telinha de 15 polegadas e um mouse. Em uma grande equipamentos touchscreen, você une uma boa visibilidade dos dados com a facilidade de interagir ao mesmo tempo diretamente na tela.
Alguns vídeos futuristas me deixam irritado. Veja as previsões para 2030.
Não quero viver em um mundo tão complicado. Considero que um ambiente de trabalho produtivo envolve uma boa dose de trabalho em equipe (análises, reuniões diárias ou semanais) mas sempre com espaço para o trabalho individual. A tecnologia entra nesse processo para agilizar, reduzir custos e simplificar tarefas rotineiras que não agregam valor ao processo.
Dica: não dá para trabalhar com telas touch substituindo monitores individuais. Uma tela touchscreen não é adequada para trabalho extenso. Há vários anos já se fala da nossa incapacidade de ficar longo período com os braços estendidos para manusear uma tela touch. Temos braços de gorila, com se diz na gíria de ergonomia.
Penso nas grandes telas interativas para aqueles momentos de trabalho colaborativo em equipe: reuniões de brainstorm, apresentação de relatórios, análise de dados. Para seu dia a dia, continue com seu notebook ou tablet.
Mural digital colaborativo
Como uma alternativa à forma de comunicação interna, as telas touchscreen interativas também se revelam excelentes e eficazes na função de substituir os jornais murais. Sim, eles ainda existem. Quadros de cortiça ou de metal nas paredes, e papeis com informações diversas.
Um jornal mural não existe por acaso. Ele tem uma função importante: mostrar o que está acontecendo para os funcionários. Essas interfaces, mais visíveis que informações existentes apenas na internet e na intranet, podem ser muito úteis para aumentar a autoestima dos funcionários, reforçar e ajudar o trabalho em equipe e os processos de gestão.
Que tal trazer o jornal mural para o século XXI? A tecnologia touchscreen é perfeita para isso. As telas interativas permitem apresentar imagens, vídeos e todo tipo de informação. Temos aplicativos diversos para apresentar e gerenciar todo o conteúdo. Chega de imprimir papel e revelar fotos.
Importante salientar que os murais digitais podem ser atualizados em tempo real e remotamente. Praticidade, rapidez e eficiência, principalmente para empresas que possuem várias unidades e que desejam comunicação unificada.
Análise e gestão colaborativa de projetos
As telas touchscreen também são muito úteis quando utilizadas de forma a possibilitar o implemento da gestão à vista. Tal prática exige que os principais itens de controle estejam em fácil acesso para toda equipe, o que pode ser conseguido facilmente com o uso de interfaces móveis.
Com o uso das telas interativas é possível, em uma reunião para discutir um projeto, por exemplo, ter à mão todo o processo, informações acerca do que está acontecendo, relatórios, manuais, enfim, toda sorte de dados que podem auxiliar as discussões em grupo para análise e gestão de projetos.
Às vezes vemos soluções ainda mais modernas em filmes como Avatar ou Iron Man. Mas, honestamente, só teremos isso na ficção nas próximas décadas. Recomendamos uso de telas interativas, até que os hologramas funcionem adequadamente. Ou, pelo menos, até que a realidade virtual seja mais adequada para uso em grupo por longos períodos.
Colaboração com o público externo
Sua empresa tem um grande time, eficiente e motivado. Mas vivemos em uma era de terceirizações e parcerias. Você depende de pessoas que são de outras empresas. Pense em seus fornecedores, que atuam em atividades-chave como suprimentos e logística. Como colaborar com eles?
Nos últimos meses percebemos uma tendência: uso de telas interativas para conexão com fornecedores. Exemplo: uma grande empresa nos procurou para usar telas na capacitação de caminhoneiros. Esses motoristas são de transportadoras parceiras, e lidam com a distribuição de seus produtos. Imagine como é complicado lidar, educar e acompanhar um grande time sempre. Imagine o impacto positivo que a redução de acidentes e assaltos pode ter nos resultados financeiros.
Já falamos sobre os desafios de recursos humanos nas empresas. Não é uma tarefa fácil. Agora imagine fazer isso com profissionais que nem são seus empregados, sobre os quais você têm pouco controle.
Nesse cenário, as telas touchscreen funcionam como ferramenta de aproximação. Com alta escalabilidade, ela fornece informações e serviços úteis para os colaboradores. Afinal, se a ideia é terceirizar e trabalhar em equipe, não dá para fazer o controle individual desses parceiros. Mas com tecnologia, é possível acompanhar mais de perto. Dê todo o suporte necessário para que esse colaborador tenha seu crescimento.
Os totens também são um canal de comunicação. Ouça as sugestões dessas pessoas. Como elas desempenham essas funções diariamente, podem ter muitas ideias úteis.
Totens e soluções interativas para colaboração
Quer implementar uma solução interativa como as apresentadas nesse artigo? Entre em contato com a Aqua. Nossa equipe está pronta para orientar e ajudar.