Estar conectado ao mundo virtual virou um dos pré-requisitos para se fazer presente na vida do cliente. Nesse contexto, a internet das coisas (loT) conta com muitos exemplos no varejo e pode ser um meio transformador para os negócios na área.
O armazenamento de informações que pode ser feito é um grande aliado para a personalização do atendimento, como itens com mais encaixe no estilo do usuário e ofertas individualizadas. Assim, a IoT é uma grande ferramenta de aprimoramento da experiência do consumidor.
Ela também é útil para o varejista que deseja adequar mais as suas oportunidades a cada tipo de cliente. Afinal, essa iniciativa tem potencial para mudar o modo como as pessoas se relacionam com o mundo.
Pensando nisso, neste artigo você verá o que é a internet das coisas e exemplos de como ela pode ser aplicada no varejo. Continue a leitura.
O que é internet das coisas?
A internet das coisas — ou internet of things, em inglês, dando origem a sigla IoT — é um fenômeno que conecta diversos objetos físicos entre si, por meio de uma rede. Durante essa transferência de informações, os dados são armazenados e integrados por meio de softwares e de uma tecnologia diversificada.
Essa coleta de informações pode ser feita a partir de qualquer meio que possa ser conectado a uma rede de internet, como um interruptor inteligente ou um carro que tenha essa conexão sem fio. Sendo assim, a tecnologia pode recolher dados e utilizar em diversos campos de atuação.
A IoT tem um potencial transformador e pode agregar benefícios tanto para consumidores quanto para empresas, como as de varejo. Com ela, é possível até prever quais itens são mais agradáveis para o cliente e quais devem estar fora da lista de recomendações.
Como a IoT surgiu?
Oficialmente, a IoT surgiu em 1999, quando o termo foi apresentado pelo britânico Kevin Ashton, especialista em tecnologia, durante uma palestra realizada na empresa Procter & Gamble (P&G). Para o estudioso, os computadores deveriam ser capazes de saber informações por meio de dados conectados.
Dessa forma, sem a intervenção humana, a tecnologia desse mecanismo seria ensinada a identificar diversos aspectos da rotina. Então deveria ser possível caminhar em direção à compreensão de diferentes atividades dos seus usuários.
Com o passar do tempo, a evolução dos meios de comunicação deu um salto em direção ao futuro e está avançando rapidamente. Como resultado, a IoT já faz parte da rotina humana, mas é uma tecnologia em constante aprimoramento.
Ainda, existe uma linha alternativa de pensamento que relaciona o início da comunicação sem fio com a origem dessa tecnologia. E ela é datada antes mesmo da palestra do especialista Kevin Ashton, que citou o termo.
Quais os impactos da internet das coisas no varejo?
O setor de varejo passou por modificações nas formas de operação e relacionamento com o consumidor nos últimos anos. Com a internet, esse contato é bem mais próximo e feito em tempo real.
Logo, a tecnologia tem um grande potencial para causar impactos significativos no varejo — setor que é um dos principais responsáveis por gerar um grande volume de empregos no país. Assim, com a automação de certos processos, é possível focar em melhorias para o consumidor.
Um dos impactos que podem ser pontuados com a IoT é o possível aumento nas vendas de varejistas que realizam suas operações pela internet. Com esse mecanismo, a probabilidade de a empresa recomendar um produto que esteja dentro do perfil do consumidor é mais alta, por exemplo.
A IoT também permite oferecer uma experiência mais imersiva para o cliente. Portanto, ele pode vivenciar de forma mais aprofundada a jornada de compra e receber recomendações voltadas especialmente para a sua personalidade e gostos individuais.
Quais são os exemplos de aplicações da internet das coisas no varejo?
A IoT pode ser aplicada de diferentes formas dentro do mercado de varejo. Como você aprendeu, essa tecnologia é uma aliada da personalização e da economia. Entre as consequências dessa forma de tecnologia, vale destacar a melhoria da experiência do cliente.
Veja outros exemplos de como a IoT beneficia empresas do varejo:
Otimização da logística
A logística é uma ferramenta importante para o bom funcionamento do mercado varejista. Afinal, ela garante a disponibilidade dos produtos para a compra, triagem dos mesmos e sua entrega, proporcionando rapidez e eficiência para oferecer a melhor experiência ao consumidor.
Nesse contexto, a IoT permite fazer o monitoramento, com atualizações simultâneas, da situação de pedidos realizados e enviados, além de ter acesso ao inventário de estoque disponível naquele momento. Esse movimento evita vender mercadorias que estejam temporariamente indisponíveis, por exemplo.
Análise de dados
A análise de dados permite que o varejista possa coletar informações importantes do usuário por meio de dispositivos móveis e redes sociais. Isso faz com que o estabelecimento tenha um conhecimento estratégico sobre o usuário e as tendências do mercado.
Automatização de tarefas
A IoT pode ser útil para diferentes formas de atividades rotineiras de uma empresa, como o monitoramento da temperatura de geladeiras, refrigeradores e outros tipos de maquinário.
O controle feito dessa forma economiza tempo, dinheiro e evita contratações desnecessárias. Assim, esse exemplo de uso da internet das coisas no varejo possibilita aumentar a eficiência nos processos das empresas.
Prevenção de falhas
Essa tecnologia ainda pode ser utilizada como uma forma de prevenir falhas mecânicas. Por exemplo, caso um refrigerador apresente mudança de temperatura e mau funcionamento, é possível que exista uma captação do erro por sensores e isso garante que a situação seja informada rapidamente.
Catálogos interativos
Outra oportunidade para o varejo é a criação de catálogos interativos. Usando a tecnologia da internet das coisas, as empresas podem oferecer uma experiência mais completa e imersiva para os clientes conhecerem seus produtos.
Esse exemplo de aplicação é vantajoso para que uma empresa consiga ganhar destaque diante dos seus concorrentes. Além disso, os catálogos interativos podem aumentar as chances de fechar vendas e ampliar o faturamento.
Conclusão
Ao chegar até aqui, você pôde conhecer mais sobre a tecnologia da internet das coisas e seus exemplos de aplicação. Agora, é possível explicar o potencial dessa ferramenta para aumentar as vendas e otimizar a operação da sua empresa no varejo.
Quer saber como vender mais no varejo? Entenda como o merchandising pode ajudar.