Inteligência artificial: o que é e qual o impacto dela nos negócios?

Ao descobrir o que é a inteligência artificial, você também terá a chance de aprender como explorá-la nos negócios. Saiba mais sobre o assunto.
Inteligência artificial: o que é e qual o impacto dela nos negócios?

A incorporação da tecnologia nos negócios tem avançado rapidamente, graças às novidades desenvolvidas de maneira contínua. Entre as alternativas existentes, vale a pena saber o que é a inteligência artificial e como essa alternativa funciona.

Além disso, é preciso considerar que a ferramenta tem diversos impactos nos negócios. Com isso em mente, é mais fácil reconhecer a importância dessa solução e entender como aplicá-la na empresa de maneira adequada.

Quer descobrir o que é a inteligência artificial e como ela interfere nos negócios? Continue a leitura e saiba mais.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial também é conhecida pela sigla IA e representa uma combinação de ciência computacional, uso de dados e criação de redes neurais. Com ela, a ideia é fazer com que as máquinas simulem a inteligência humana e seu modo de pensar.

Normalmente, a inteligência artificial se relaciona a atividades que podem ser desempenhadas por um equipamento ou uma rede sem que haja, necessariamente, a intervenção humana.

Portanto, essa tecnologia envolve a execução de tarefas de modo autônomo por parte de máquinas ou sistemas, de modo semelhante ao que faz um ser humano.

Período Marcos Empresas Relacionadas
1950s Alan Turing cria o "Turing Test". -
1956 O termo "Inteligência Artificial" é cunhado no Dartmouth Workshop. -
1960s Eliza, um dos primeiros programas de conversação, é criado no MIT. MIT
1970s Prolog, uma linguagem de programação de IA, é criada. Universidades
1980s Sistemas baseados em conhecimento e máquinas de inferência ganham popularidade. Digital Equipment Corporation
1997 Deep Blue da IBM vence o campeão de xadrez Garry Kasparov. IBM
2000s Avanços em machine learning e redes neurais. Empresas como Google e Baidu
2011 Watson da IBM vence Jeopardy, um jogo de trivia. IBM
2014 Google adquire a DeepMind, que posteriormente desenvolve AlphaGo. Google/DeepMind
2010s Crescimento da IA em reconhecimento de voz e imagem. Apple (Siri), Amazon (Alexa)
2020s GPT-3 e outras AIs de processamento de linguagem natural avançam. OpenAI
Atual Desenvolvimento de IA em autonomia, ética e explicações. Empresas como Tesla, OpenAI

Como funciona a inteligência artificial?

Além de explorar o conceito, é interessante saber como é o funcionamento da inteligência artificial. Nos estágios iniciais, a IA depende de programação ou do machine learning — conhecido aprendizado de máquina.

Nesse sentido, é preciso alimentar um banco de dados com informações correspondentes. Para deixar mais simples, imagine uma inteligência artificial que tem como principal objetivo reconhecer os carros apresentados a ela.

No processo de aprendizado, é possível apresentar diversos veículos, indicando quais são os modelos. Também há como incorporar outros tipos de meios de transporte, indicando que eles não são carros.

Com uma base de dados grande o bastante, o esperado é que a inteligência artificial se torne capaz de avaliar outras fotos e indicar se a imagem é de um carro e, em caso positivo, indicar qual é o modelo.

Esse é apenas um exemplo, já que também existem inteligências artificiais baseadas em linguagem, em análises complexas de dados e outras questões.

Quais são as principais aplicações de IA nos negócios?

Com o aprimoramento da tecnologia, a inteligência artificial se tornou útil em diversos contextos, incluindo os negócios de diferentes portes e segmentos — desde o varejo até o setor imobiliário, por exemplo.

A seguir, entenda como a inteligência artificial pode ser aplicada nos negócios:

1. Assistente virtual

Uma das utilidades para a IA é o desenvolvimento de assistentes virtuais. Eles são bastante comuns em dispositivos eletrônicos, como a Alexa, que é a inteligência artificial da Amazon. Para a empresa, a tecnologia se tornou um produto, já que a companhia vende dispositivos próprios que recebem comandos e executam tarefas a partir desse sistema.

Em uma análise mais ampla, também é possível considerar os chatbots como assistentes virtuais, de certa maneira. Eles funcionam como robôs de conversação que guiam o atendimento ao público no meio digital.

Como os chatbots funcionam 24 horas, eles permitem que sua empresa atenda os clientes mesmo quando a equipe não estiver disponível.

2. Reconhecimento facial

A inteligência artificial também pode ser utilizada em soluções de reconhecimento facial. Atualmente, já existem sistemas de segurança completos que se apoiam na IA para fazer a identificação de pessoas com facilidade.

É o que ocorre com os sistemas de acesso, como aqueles usados em condomínios ou empresas. Também já existe a aplicação desse recurso por parte de Governos, com foco na segurança pública.

3. Automação de processos

Como a inteligência artificial pode executar diversas atividades em um tempo menor, substituindo até a atuação humana, ela é útil para automatizar diversos processos. No ambiente industrial, por exemplo, sistemas inteligentes podem ajudar a diminuir desperdícios ou problemas de qualidade.

O processo também pode servir para a captação e avaliação de dados. Em vez de incluir as informações manualmente, com a IA existe a possibilidade de realizar os procedimentos de modo automático e com maior confiabilidade.

4. Vendas e marketing

Ainda, a inteligência artificial pode ser aplicada aos processos relacionados às vendas e ao marketing. É possível utilizar uma IA para analisar informações do público para identificar melhor as características da persona e mesmo personalizar ações.

Além disso, uma IA pode atuar em parceria com outras soluções. Pense, por exemplo, no caso do Showcase, da Aqua. Esse é um catálogo virtual e interativo, que permite que os clientes conheçam melhor cada produto ou solução da empresa.

A partir de dados obtidos por uma inteligência artificial que analisa o comportamento dos clientes, é possível definir com mais facilidade quais conteúdos devem fazer parte do catálogo. Assim, fica mais fácil aumentar sua eficiência nas vendas.

Outra possibilidade é o Showroom, também da Aqua. Por meio da solução, existe a chance de criar salas individuais para os clientes. Dessa maneira, o time comercial pode se reunir mesmo a distância com o público e apresentar um conteúdo interativo e simultâneo.

Após a reunião, a sala pode ser usada pelo cliente, caso ele deseje retornar para fazer uma nova análise da apresentação. Nesse processo, todos os dados são registrados e podem se tornar fontes de informações valiosas para uma IA.

A partir dessa coleta de dados, é possível prever o comportamento do cliente e interceder de forma estratégica para gerar a conversão.

Qual é o impacto da inteligência artificial nas empresas?

Como você viu, a inteligência artificial pode ser usada nos negócios de diferentes formas. Com isso, ela pode causar diversos impactos e gerar vantagens competitivas para as empresas que adotam esse tipo de tecnologia.

Um dos principais efeitos envolve a digitalização do negócio e o alinhamento às novidades do mercado. Com a adoção da IA, portanto, é possível deixar a empresa atualizada com as melhores práticas e ferramentas disponíveis. 

O uso desse recurso também pode ajudar a aumentar a produtividade, diminuir os erros e elevar a lucratividade. Ao utilizar a IA no processo de vendas, por exemplo, há a chance de incrementar o poder de persuasão perante o cliente. Logo, é possível acelerar o ciclo de vendas e potencializar os resultados.

Quando a inteligência artificial é usada estrategicamente, ela pode servir para ajudar o negócio a alcançar resultados melhores ou com mais facilidade.

Conclusão

Agora você sabe o que é a inteligência artificial e como essa alternativa funciona. Com o uso estratégico dessa ferramenta e de recursos complementares, o negócio terá suporte para alcançar melhores resultados.

Entendeu a relevância da inteligência artificial? Se quiser conhecer opções para adotar a tecnologia em sua empresa, fale com um consultor Aqua.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.