A incorporação da tecnologia nos negócios não acontece apenas na questão burocrática, como na gestão financeira. Também é possível aproveitar os avanços a favor da comunicação com o público e da conversão em clientes. Nesse sentido, é interessante saber o que é martech.
Afinal, esse tipo de solução pode ajudar o seu negócio a se destacar no mercado e a conseguir mais resultados. Por isso, vale a pena entender como os recursos se caracterizam e quais vantagens eles podem oferecer para o seu negócio.
A seguir, descubra o que é uma martech e veja como o conceito evoluiu ao longo dos anos.
O que é martech?
A expressão “martech” se origina da união entre dois outros termos: “marketing” e “technology” (ou tecnologia, em português). Portanto, a palavra faz referência às tecnologias que são incorporadas nas estratégias de marketing.
Entre as ferramentas contempladas nesse conceito, vale destacar os softwares, plataformas e até equipamentos que ajudem a deixar o marketing mais tecnológico.
Como e quando começou essa revolução do marketing?
Para entender a história das martechs no mercado, vale compreender que a tecnologia não envolve apenas os dispositivos eletrônicos. Por isso, é possível dizer que o marketing já utilizava essa ciência desde a invenção da imprensa ou do rádio, por exemplo.
Também se destacam o surgimento da televisão, dos computadores e da internet — tudo isso até meados dos anos 1990.
Porém, ao pensar em martechs da forma como são conhecidas as ferramentas hoje, a evolução dessas soluções começou a ocorrer na década de 2010. Em 2011, um infográfico criado por Scott Brinker mapeou cerca de 150 martechs pelo mundo.
No entanto, com o passar dos anos, o número se multiplicou rapidamente. Isso se deve a uma série de avanços, com destaque para a computação em nuvem. Essa novidade viabilizou o uso de uma série de ferramentas, como as plataformas web, em detrimento dos softwares tradicionais.
Além disso, a popularização das redes sociais e dos recursos online, como os sites, ajudou a fomentar o desenvolvimento dessas soluções.
Quais são as principais características de uma martech?
Como você viu, toda martech precisa integrar a tecnologia ao segmento de marketing. Para que isso seja possível, as ferramentas e soluções desse tipo devem incorporar algumas características relevantes para o funcionamento das empresas.
A seguir, veja quais são as principais características de uma martech e entenda como cada elemento pode colaborar para os resultados:
1. Atuação sobre a jornada do consumidor
No geral, toda martech exerce algum tipo de influência sobre a jornada de compra do consumidor. Mesmo que a estratégia não tenha como único interesse converter clientes, é possível utilizar a tecnologia para mapear e explorar o comportamento do público no mercado.
Pense no segmento imobiliário. Uma martech, nesse caso, deve ser útil para a empresa gerar oportunidades e acelerar o ciclo de vendas, que tende a ser complexo. Logo, a ideia é usar a tecnologia para aumentar a eficiência do processo de atração e conversão de clientes.
2. Gerenciamento de informações
Também é comum que uma martech atue com o gerenciamento de informações. Se houver a captação ou a inclusão de dados dos clientes, por exemplo, a gestão desses elementos deve se tornar mais simples com a ajuda da ferramenta.
O gerenciamento também pode se relacionar ao conteúdo oferecido ao público, com o objetivo de construir e consolidar o relacionamento do cliente com a marca. É o caso de um catálogo digital interativo, já que será necessário ter bons conteúdos relacionados aos produtos ou serviços, de modo a apresentá-los para os clientes.
3. Automação de marketing
Outra característica de uma martech costuma envolver a automação de marketing. A ideia é utilizar a tecnologia para eliminar tarefas repetitivas ou para facilitar a implementação e o acompanhamento da estratégia da empresa.
Pense novamente no uso de um catálogo digital interativo. O ideal é que a empresa possa incluir facilmente os conteúdos necessários e adaptá-los conforme a situação, se necessário. Desse modo, não será preciso elaborar um catálogo toda vez que for utilizá-lo, o que ajudará o time de marketing e vendas.
No geral, o foco deve estar na automação do fluxo de trabalho ligado ao segmento de marketing. Desse modo, é possível facilitar a integração com o time de vendas, por exemplo.
4. Mensuração de resultados
Entre as características de uma martech, também está a questão referente à mensuração de resultados. A intenção é que a ferramenta seja útil para analisar os indicadores definidos pela empresa, permitindo identificar como está o alcance dos objetivos estabelecidos.
Ainda, é bastante comum que ferramentas desse tipo permitam definir métricas que ajudem a analisar o comportamento do público. Dessa maneira, é possível estabelecer as próximas ações ou prever ajustes na estratégia de marketing.
Com essas características principais, uma martech é capaz de ajudar o marketing tanto nos estágios iniciais de implementação da estratégia até a conferência dos resultados e das oportunidades de melhoria. Assim, a empresa passa a ter um apoio relevante para alcançar o sucesso com a comunicação.
Exemplos de empresas Martech
Hubspot
Hubspot é uma plataforma integrada de CRM que fornece soluções de automação de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Com recursos como geração de leads, landing pages, e-mails, formulários, chatbots, entre outros, a plataforma permite que as empresas alcancem seus clientes em diferentes etapas do funil de vendas. Além disso, oferece integrações com outras ferramentas para aumentar a eficiência dos processos de marketing e vendas.
Marketo
Marketo é uma plataforma de automação de marketing que ajuda as empresas a criar, gerenciar e entregar campanhas de marketing multicanal. Com recursos como geração de leads, scoring, segmentação de contatos, análise de dados e integração com CRM, a plataforma permite que as empresas personalizem a jornada do cliente e alcancem resultados melhores em suas campanhas de marketing.
Pardot
Pardot é uma plataforma de automação de marketing B2B que oferece recursos de geração de leads, gestão de conteúdo e análise de desempenho. Com integrações com CRM, a plataforma permite que as empresas personalizem a jornada do cliente e gerem mais oportunidades de vendas. Além disso, oferece recursos avançados de segmentação, análise e personalização, para que as empresas possam entregar mensagens relevantes e eficazes aos seus clientes.
Aqua
A Aqua também pode ser considerada como uma empresa martech. A empresa atua na jornada de compras e permite que empresas ofereçam uma melhor experiência de compras aos clientes. Para isso, a empresa tem plataformas de catálogos interativos. Esses catálogos são criados, gerenciador e monitorados via internet. Depois, são utilizados pelos corretores e pelos próprios clientes para conhecer melhor as opções disponíveis.
Mailchimp
Mailchimp é uma plataforma de envio de e-mails que oferece recursos de automação de marketing, análise e design de newsletters. Com integrações com diversas ferramentas, incluindo e-commerce, a plataforma permite que as empresas criem campanhas de e-mail personalizadas e eficazes, segmentem seus contatos e acompanhem o desempenho de suas campanhas. Além disso, oferece recursos de design de alta qualidade, para que as empresas possam criar newsletters atrativas e impactantes.
RD Station
O RD Station é uma ferramenta de automação de marketing e vendas. Com ele, você tem tudo o que precisa para capturar leads, gerenciar seus contatos e automatizar seus fluxos de trabalho. Além disso, a plataforma possui recursos avançados de análise e segmentação, que permitem personalizar a jornada do cliente, maximizar as conversões e gerar mais oportunidades de vendas. E, se você precisar de ajuda para integrar suas ferramentas favoritas, o RD Station oferece integrações com e-commerce e mídias sociais.
Qual é a diferença entre marketing digital e martech?
Além de entender as características dessas soluções, é importante saber que martech e marketing digital não são sinônimos, embora possam estar relacionados. Nesse sentido, a principal diferença é que as martechs tendem a ser soluções e ferramentas, enquanto o marketing digital é uma estratégia.
Na prática, o marketing digital engloba as iniciativas de marketing no ambiente online. Com isso, ele está relacionado ao uso estratégico da internet para captar e converter clientes ou atingir outros objetivos para o negócio.
Já as martechs se relacionam com a implementação de uma estratégia de marketing — que pode ser digital ou não. Existem tanto martechs voltadas para o ambiente digital, como soluções ligadas à divulgação de conteúdo ou à realização de anúncios pagos.
Porém, também é possível encontrar martechs que não são ligadas ao ambiente digital. É o caso de uma solução de marketing voltada para lojas físicas, como um catálogo interativo. A ferramenta não está diretamente ligada ao ambiente digital do negócio (como o site), mas ainda funciona para a abordagem de marketing do negócio.
Logo, há como dizer que uma martech oferece possibilidades que podem incluir o marketing digital, mas que não se restringem a ele.
Conclusão
Agora você sabe o que é uma martech e como soluções desse tipo podem ajudar — desde a automação de marketing até a mensuração de resultados. Com esse conhecimento, é possível utilizar as ferramentas ligadas à tecnologia para aproveitar um potencial maior de resultados.
Quer incorporar a tecnologia à estratégia de marketing? Conheça as soluções da Aqua.